04/11/2014
Por
Ana
Comida holandesa tem sustância, ainda mais nesta época do ano quando começa a esfriar. Se no almoço vamos de sanduíche, no fim da tarde (porque holandês janta cedo), a gente enfia o pé na jaca batata.
A base da alimentação é o carboidrato: pão no almoço e batata no jantar. Acompanhado de carne e legumes, é verdade. E em termos de culinária holandesa a coisa que mais gosto é sem duvidas o stoofvlees ou draadjesvlees: carne de panela, cozida lentamente e servida com… batatas!
- 1,5 quilo de carne de segunda (aqui eu compro runderlappen ou sukadelappen)
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 folhas de louro
- alguns ramos de tomilho
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 2 fatias de pão branco (tipo pão de forma)
- 1 garrafa (300 ml) de cerveja trappist (se não tiver, substitua por cerveja preta)
- 500 ml de caldo de carne
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Corte a carne em cubos, retire o excesso de gordura, tempere com sal e pimenta e reserve. Em uma panela tipo caçarola, aqueça metade do azeite e metade da manteiga. Refogue a carne (ate mudar de cor). Em seguida, retire a carne com uma escumadeira e reserve o caldo que se formou.
Na mesma panela, aqueça o restante da manteiga e do azeite e refogue a cebola já cortada em pedaços. Quando a cebola estiver dourada, coloque a carne novamente na panela e mexa bem (abaixe o fogo para não grudar), salpique a farinha sobre a carne e mexa outra vez. Adicione o alho, as folhas de louro, o tomilho, o caldo de carne juntamente com o molho que sobrou da carne refogada e por ultimo a cerveja.
Misture bem os ingredientes. Besunte as duas fatias de pão com a mostarda e coloque o pão (com a mostarda virada pra baixo) sobre a carne.
Deixe a carne cozinhar em fogo baixo por pelo menos uma hora e meia. Vá mexendo de vez em quando para não queimar. Se o molho secar muito, adicione um pouco de água e deixe a carne cozinhar por mais tempo. Ela não precisa se desfazer, mas fica muito macia, naquele ponto em que quase desmancha na boca.
Tem cara de gororoba, mas o sabor é incrível!
Oi, Ana! Que receita mais saborosa! Vou testar aqui, infelizmente sem essa cerveja maravilhosa… Bateu uma saudade da Holanda… 🙂 Muito obrigada por compartilhar conosco essa delicia! Beijos!!
Adriana G.
Oi Adriana, se você fizer a receita me conta depois se ficou bom 😉
Oi Ana ! O pao vai se desmanchar no molho ?
Vai sim, ele desmancha e engrossa o molho.
Humm parece muito bom! Não entendi a parte do pão… Qdo for mexer a carne, mistura o pão ou tira e coloca de novo? Quase não comento mas toda semana to aqui! Fiquei louca pra conhecer Viena depois do seu post! Um abraço! Ana Carolina Mocci.
Tive essa mesma dúvida =)
Oi Ana Carolina, que legal que você comentou 😉 Não precisa tirar o pão, pode ir mexendo com ele na panela mesmo. No começo, mexo em volta do pão, devagar, mas com o cozimento, o pão desmancha e acaba se incorporando ao molho, na verdade ele ajuda a engrossar o molho.
ADORO!
Gosto também daquele que vai aquele melado de maçã, eu não sei o nome, mas é também uma carne de panela e vai uma colher de melado, cravo e outras especiarias, é um sabor diferente e delicioso. =)
Beijocas
Que delícia, com appelstroop, será? Deve ser muito bom também 😉
Bjs
Isso é MUITO BOM, eu comi isso em Maastricht.
Vc sabe onde eu posso encontrar appelstroop no Brasil?
Bjs
Ai Nicholas, não sei! 🙁
Oi Ana Paula, adoro seu blog! Vivo no interior da Holanda e acabei de fazer essa receitinha, com aipim cozido acompanhando! Ficou booom! Obrigada por compartilhar suas receitas! A próxima que quero fazer é aquele bolinho de nozes e doce de leite 🙂
Que delicia! Amo aipim (que eu chamo de mandioca), gostei desta combinação 😉 Aquele bolinho de nozes é uma tentação, esses dias fiz só o bolo, sem recheio, ficou super gostoso. Obrigada por seguir o blog 🙂
Ana, seu blog me dá vontade de ir para a Holanda agora!!!
Para esta receita qual a carne equivalente aqui no Brasil?
E qual o tipo de mostarda q vc usa?
Obrigada (ainda vou experimentar outras receitas daqui),. Bjs
Oi Christiane, que legal 🙂 É carne de segunda como acém ou fraldinha. Mostarda eu uso dijon ou a mostarda holandesa, é um pouco mais forte do que a brasileira mas acho que não faz muita diferença. Me conte depois se a receita ficou boa 🙂