09/01/2015
Por
Ana
Em um súbito e quase fulminante ataque de gordice, fui para cozinha fazer brigadeiro de colher. Era sábado, 10 da noite e o brigadeiro era para comer sozinha.
Como meu estômago tem juízo – a cabeça, não – fiquei enjoada e acabei comendo apenas um potão potinho potaço matando assim todas as lombrigas e deixando uma bela sobra para o dia seguinte. Juju e Miguel até olharam intrigados para aquela massa marrom que pairava sobre a pia da cozinha.
– que é isso?
– brigadeiro! (que pergunta!)
– não é não.
Não os julguem, meus holandesinhos. Estão acostumados com brigadeiros em forma roliça, servidos apenas em datas especiais, conhecidas como “aniversário de filhos de brasileiros”.
Não tentei convencê-los, tampouco estava afim de enrolar as bolinhas, mas desperdiçar brigadeiro assim, em pleno final de semana, é pecado! Foi ai que tive a brilhante idéia de fazer um bolo de cenoura. A receita original está aqui, receita da minha mãe, inclusive. Mas como gosto de um desafio, resolvi mudar um pouco – na verdade, foi a minha subconsciência magra (oi?) que tentou deixar o bolo mais saudável para compensar a cobertura monstruosa de brigadeiro.
E por falar em desafio – to faladeira hoje, sorry (pô, esta receita sai ou não sai NáPaula??) – o liquidificador quebrou. Pois bem, ja tinha dito que o bolo é de liquidificador? Facinho, facinho e no caso da ausência do aparelho, dá pra fazer o bolo no… mixer! Tcharam!
Bati o bolo no mixer.
Enfim, ficou bom, gente! Deu um bolão, bolaço, coisa linda. Passamos a tarde nos lambuzando de brigadeiro fazendo pose de quem estava comendo bolo fit. Praticamente um tapa na cara da sociedade saudável, vai?
- 1/2 xícara de leite
- Suco e raspas de 1 laranja (mais ou menos 1 xícara de suco)
- 3 cenouras médias
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo de côco
- 3 xícaras de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Assei, comi um pedaço, aprovei a receita e resolvi tirar retrato para o blog |
Oi Ana Paula, conheci esses dias seu blog. Já estou acompanhando. Moro em Blumenau.
Vou experimentar a receita. Adoro bolo de cenoura.
Oi Mayra, seja bem-vinda. Me conta depois se ficou bom? 😉