18/04/2015

Por

Ana

Se tem uma coisa que aprendi neste país, foi ficar sozinha. Não estou falando de solidão, mas de apreciar o tempo em que você tem com você mesma, sabe? Eu não sabia quando vim pra cá, talvez por ser ainda bem novinha, mas a verdade é que não gostava e tampouco conseguia aproveitar alguma coisa sola. Hoje eu valorizo o tempo que tenho comigo, e de vez em quando saio para almoçar ou tomar um cafe sozinha. Boto os pensamentos em dia, como tranquilamente, aprecio meu café e na maioria das vezes aproveito para ler uma revista, coisa que adoro.

Em um almoço desses, enquanto folheava uma revista holandesa de culinária, encontrei uma receita de doce de leite peruano. Doce de leite tem sabor de infância, gosto de Minas Gerais e cheiro de Dona Marieta. Mas doce peruano eu não conhecia. A receita é simples, com leite condensado, leite, cravo e canela – sentiu o cheiro? Tirei uma foto da revista e segui com o almoço.

Semanas se passaram e a vontade de doce de leite bateu. Fui buscar a foto nos meus arquivos, chamei o Miguel para a cozinha e fomos fazer o tal do doce. É divino. O cravo e a canela dão uma apimentada ao tradicional doce da minha avó. Comi umas belas colheradas – quente mesmo, não aguentei – e guardei o restante.

No dia seguinte achei que o doce precisava de companhia, um bolo para rechear e tal. Fui na fonte: o livro de cozinha da Dona Benta. Vi uma receita de bolo de castanha do Pará: bingo! Para minha desilusão não tinha as castanhas em casa, então improvisei com nozes.

Gente, pensa numa coisa gostosa: nozes com doce de leite.

O bolo é pequeno e o recheio foi exato, nem muito, nem menos. As crianças se lambuzaram, eu me esbaldei e meu holandês não acredita ate agora que eu que fiz esta maravilha.

Doce de leite peruano

  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida (da lata) de leite 
  • 1 pau de canela
  • 3 cravos
Misture os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar. O doce esta no ponto quando você consegue passar a colher e ver o fundo da panela (tipo brigadeiro, sabe?). Retire da panela e deixe esfriar.

 

Bolo de castanha do Pará

  • 3 ovos separados
  • 1 xícara de chá de açúcar 
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga 
  • 100 g de castanhas do pará (ou nozes!) trituradas
  • 1/4 de xícara de chá de leite (usei semi-desnatado porque era o que tinha na geladeira)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
Bata as claras em neve e reserve. Bata o açúcar, as gemas e a manteiga (em temperatura ambiente) até que estejam bem cremosos. Adicione delicadamente as claras batidas em neve, o leite e a farinha de trigo aos poucos, batendo delicadamente. 
Misture as nozes trituradas e o fermento, incorporando à massa. 
Leve para assar em fogo quente (180 graus), em forma untada com manteiga. 
PS: mandei a foto do bolo e a receita do doce pra minha tia que mostrou pra minha avó. Ela disse duas coisas: “leite semi-desnatado não presta; muito esperta você colocar canela e cravo!”

Não tem como não amar essa minha avó <3