29/07/2015

Por

Ana

Holandês não tem tradição em almoço, daqueles caprichados, como estamos acostumados no Brasil. A refeição principal daqui é o jantar. Ao meio dia fazemos normalmente um lanche, “o repeteco do café da manhã”, como diria minha irmã mais nova. 
Eu mesma me desacostumei a preparar almoços requintados. Durante a semana levo uma marmitinha com salada para o trabalho, e quando em casa, comemos uma tapioca, omelete ou tostex mesmo. Mas as vezes deixamos nosso sanduíche de queijo com presunto de lado e saímos para almoçar em família com meus sogros.
No final de junho fomos ao Loetje Centraal, um restaurante especializado em steak, coladinho à estação central de Amsterdam. Esta filial foi aberta há alguns meses e é super prática para o turista que perambula pelo centro e para as famílias que querem combinar um encontro em um lugar de fácil localização.  

O restaurante é grande, assim com o terraço. Fazia um típico dia holandês: com sol, nuvens e uma chuva de vez em quando. A temperatura estava agradável e aproveitamos para sentar ao lado de fora debaixo de um enorme e protetor guarda-sol. 
vista da nossa mesa no terraço
O carro-chefe do Loetje é a carne. Você pede um filé (normal ou XL) e os acompanhamentos como batatas fritas, cebolas caramelizadas e molhos à parte. Eles têm outras opções no menu e servem “comida quente” durante todo o dia. Muitos restaurantes aqui na Holanda oferecem apenas sanduíches e pratos mais leves durante o almoço.

Eu acabei optando pelo hambúrguer que dividi com a Juju. A porção de batatinhas aliás é bem satisfatória: pedimos 2 e comemos em 6 pessoas! O meu hambúrguer estava delicioso, com uma carne suculenta e bem temperada. 

Gostei muito do almoço e principalmente do lugar, adoro sentar bem próximo à agua, se bem que coloquei as crianças do outro lado da mesa, vai que alguém tropeça e tchibum… pois é, cercas eles não tem.

Uma desvantagem é o banheiro, como o restaurante fica em frente à estação, acaba sendo utilizado por todos – ahhh esses turistas, viu! O banheiro é pago como muitos por aqui, mas clientes do Loetje recebem uma moedinha e podem usar o toilete à vontade – acreditem, eu fui pelo menos umas 4 vezes lavar a mão e fazer xixi com as crianças.

Apesar de não ser costume, acho o almoço de domingo o momento ideal para ver a família e botar o papo em dia. É descontraído e mais leve: caso você opte pelo bifão XL tem a tarde toda para fazer digestão caminhando pelo centro de Amsterdam! 😉

Minha sobremesa foi esse menininho aqui ó. Delícia!