24/01/2016
Por
Ana
Domingo de manhã, chuva lá fora. Abro o instagram e vejo panquecas. Muitas panquecas, de todas as formas, espessuras e nacionalidades. As lombrigas pulam, batem palmas e o baby que habita este corpitcho redondo pede pleaaaase – pelo menos eu acho que ele pede. Dou trégua, me entrego aos desejos de grávida – balela – e vou para a cozinha fazer pannenkoek, panquecas holandesas.
As panquecas daqui são diferentes das que eu comia em casa, no Brasil. Nem pense em rechear com frango desfiado e molho, holandês curte a panqueca mais simples e na maioria das vezes, doce. Elas são grandes, fininhas e as coberturas mais populares são açúcar de confeiteiro, stroop (um tipo de melaço), maçã com canela, queijo e bacon. Mas assim, a comida é sua, então libere a criatividade, frite um ovo, acrescente presunto, tomate, champignon e seja feliz.
Aliás, pannenkoek pode entrar na lista de comidas típicas holandesas, porque o pessoal aqui AMA. Principalmente as crianças, eles crescem com isso. Sabe aquela história de pizza aos sábados, ou pão de queijo no cafe da tarde? Então, aqui a tradição é pannenkoek. Existem vários restaurantes especializados no prato, a maioria voltado ao publico infantil.
Aqui em casa normalmente comemos as panquecas de manhã ou no almoço – ou no meio da tarde quando as lombrigas atacam – mas holandês muitas vezes come no jantar. Em um país onde já não se almoça “comida de verdade”, acho particularmente estranho oferecer a panqueca, doce, de janta para os pequenos. Mas quem sou eu para julgar. Veja bem, meu sabor preferido é spek met stroop, bacon com melaço, e não é coisa de grávida, juro.
Ficou com vontade? Esta é a receita, super fácil de fazer.
Ingredientes
- 250 gramas de farinha de trigo
- 2 ovos
- 500 ml de leite
- 1 pitada de sal
- Manteiga para untar
Eu gosto de bater os ovos, peneirar a farinha e ir adicionando o leite aos poucos. Mas a instrução é simples: misture todos os ingredientes. Se preferir, use o liquidificador ou mixer. Em seguida, unte uma frigideira com a manteiga, espere derreter e despeje uma concha da massa. Não coloque muito, o gostoso é que ela fique fininha. Faça movimentos circulares para que a massa se espalhe por toda a frigideira. Quando a massa se soltar do fundo, vire e deixe fritar do outro lado. Cubra com seu recheio favorito e sirva quentinha.
Se quiser experimentar com bacon, frite primeiro o bacon na frigideira, não use margarina. Despeje a massa sobre o bacon já frito. Quando a massa se soltar, vire a panqueca e deixe fritar do outro lado. Sirva com stroop, fica muito bom. De verdade.
aiiiii essa dica do bacon vou ter que testar ……
adoro panquecas e as vezes faço aos domingos de manha, custei para pegar o jeito pois gosto daquelas americas gordinhas
eu faço as vezes essas mais gordinhas, acho bem gostoso também 😉
Amo panqueca com Bacon! Muito bom!
Manteiga?????Azeite minha querida azeite!!!Ensina esses holandeses!!!
[…] ela não se sentirá culpada em oferecer um dos “Pês” para a criançada no jantar: patat, pannenkoek ou pizza. Ou seja, batata frita – com muita maionese -, panquecas – normalmente doces – ou pizza. […]
exatamente! 😉
Amo panqueca, voufazer essa!
Depois me conta se ficou boa 🙂
oi Ana estou amando lhe acompanhar no youtube, amei a receita da panqueca holandesa sempre fiz panqueca mais fininha em sua espessura.
Obrigada Vanessa 🙂
[…] provar! As panquecas são feitas à moda holandesa com a farinha de um moinho tradicional em funcionamento desde 1679. O café expresso e a torta de […]
Realmente a minha infância foi de panquecas da minha vovó, tenho saudades deles e agora vou tenho que fazer para meus filhos, o famoso pannekoeken Stroop tem pra comprar aqui no Brasil, se alguém souber pode me informar por favor. Groetjes uit Brasil..