• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

Relato de parto: o nascimento do Rafael

24 de abril de 2016 Família

Foi numa sexta-feira cinza e chuvosa que o Rafael nasceu. 15 de abril, na metade do mês. Apesar do tempo chocho, a primavera se esforçava para dar as caras lá fora: a árvore do nosso quintal apontava os primeiros botões, o sinal inicial de que nova vida viria.

Eu tinha contrações irregulares há dias. “Normal para um terceiro filho”, me assegurava a obstetra. Na quarta-feira estava com dois centímetros de dilatação e com dores que iam e vinham. Na sexta me sentia menos disposta e mais preparada para o parto. Com 40 semanas e 4 dias estava pronta, queria que acontecesse. Passei o dia em casa esperando o trabalho de parto iniciar. Falei com a obstetra algumas vezes por telefone e no final do dia ela veio me ver. Me examinou, conversamos e ela me aconselhou a tomar uma boa ducha quente. “Vou jantar do outro lado da rua, estou aqui perto, me ligue quando as contrações começarem de cinco em cinco minutos, do contrário te vejo em duas horas”, combinamos.

Fui para a ducha. Enquanto a água quente escorria pelas minhas costas, o trabalho de parto deu as caras. Finalmente. Sai do banho e me preparei mentalmente para as próximas horas. Eu estava concentrada, cada contração me deixava mais próxima do meu filho, pensava. Foquei na respiração, fechei os olhos e quando já não aguentava mais chamei meu marido – estava até então sozinha no quarto – e liguei para a médica. Ficamos uma meia hora juntas monitorando as contrações. Ela me orientava a aceitar a dor. Com 4 centímetros de dilatação ela me deu a opção de estourar a bolsa em casa, o que aceleraria o processo, ou de irmos para o hospital. Fiquei com a segunda alternativa, que era minha ideia inicial.

O hospital mais próximo fica a 10 minutos de casa, para mim a viagem durou uma hora. Tinha muita dor mas tentava me concentrar o máximo possível. Em pensamento repetia “eu posso, eu consigo” como um mantra. Atravessamos os corredores do hospital – eu em uma cadeira de rodas – e fomos recebidos em um quarto por uma enfermeira e minha obstetra.

As contrações vinham sem intervalos. Havia pedido a peridural, tinha medo que o parto durasse horas e de não aguentar a dor. Mas tempo não havia: já estava com 9 centímetros e logo poderia começar a empurrar. Bateu um pânico, gritei e voltei a ouvir minha obstetra. Mantive os olhos fechados na maior parte do tempo, me isolei do mundo, só escutava minha médica que me auxiliava neste processo. Ela aliás foi excelente, me ajudou muito durante o parto. Meu marido também me deu um grande apoio, ficou todo o tempo ao meu lado segurando minha mão. Foi um parto muito íntimo, apesar de estar em um quarto de hospital.

Dois empurrões foram suficientes para o Rafael nascer. Do meu ventre ele veio diretamente ao meu peito, nasceu aos berros, avisando ao mundo que tinha chegado. Um bebê lindo, perfeito, rosado e cheio de saúde. Ficamos pelo menos uma hora assim juntos, grudadinhos. Só depois que ele foi tirado dos meus braços. No mesmo quarto, ao meu lado, ele foi pesado, limpo e vestido pelo pai.

O nascimento do Rafael foi intenso e lindo. Em três horas meu filho veio ao mundo. Foi a terceira vez que senti isso na vida e ainda assim foi uma experiência única, inenarrável.

Uma criança é feita de amor e nasce da dor. Depois, a vida é só alegria.

 

« Sobre pedalar com as crianças para a escola
As primeiras semanas do Rafael e a impossível missão de dizer adeus »

Comments

  1. anna says

    24 de abril de 2016 at 16:46

    Lindo relato,Ana. Senti como se estivesse junto. Parabéns e muitas felicidades a toda a familia e Deus abençoe ao RAFAEL com muita saúde e alegrias!

    Responder
  2. Noele Martins says

    24 de abril de 2016 at 17:12

    Lindo relato! Emocionante mesmo.
    Parabéns pelo lindo menininho!!

    Responder
  3. Tatiane Camargo says

    24 de abril de 2016 at 17:41

    Que lindo Ana! Chorei!

    Responder
  4. Laiz says

    24 de abril de 2016 at 19:35

    Parabéns. Pela sua força e alegria de ver a vida. ��

    Responder
  5. Flavia Ribeiro says

    24 de abril de 2016 at 19:43

    Um nascimento mágico! A vida se multiplicando em amor! Belo relato, Ana! Muitos Vivas para Rafael! Bjs com carinho!=)

    Responder
  6. Andreia Colaneri says

    24 de abril de 2016 at 19:51

    Que lindo texto, me emocionei muito (mesmo)! Quero muito ter mais um filho porque não ha alegria maior nessa vida do que ser mãe! Adorei o nome, linda escolha! Beijos!!!!

    Responder
  7. leodallovo says

    24 de abril de 2016 at 22:29

    Parabéns Ana!! Fiquei emocionado!!! Como eu queria que aqui no Brasil os obstetras agissem dessa maneira !!! Não sei se sabe, mas meus dois filhos nasceram de parto normal e no segundo, do Marcello, foi natural e na água….essa possibilidade criar esse laço mãe/ bebê nos primeiros segundos, sentir o cheiro dele, esperar o cordão parar de pulsar, etc…faz muita diferença….afinal, onde vamos parar se esse hormônio do amor (ocitocina) parar de ser natural, como o seu caso, e for apenas sintético ….será um desastre. Fico muito feliz por vc, pelo Rafael e por sua família.um forte abraço…bjs

    Responder
  8. Gabi says

    25 de abril de 2016 at 11:42

    Lindo, Ana. Parabéns! Que você, Rafael e sua família sejam muito abençoados!

    Responder
  9. Nadia says

    25 de abril de 2016 at 11:54

    Ana, muitas felicidades para toda a familia! Muito amor e saúde! Beijo grande!

    Responder
  10. Ingrid Gomes says

    25 de abril de 2016 at 12:52

    Querida, mais uma vez parabéns pela chegada do Rafael!
    Desejo à vc uma recuperação rápida e tranquila, e ao pequeno toda saúde do mundo, uma vida longa e cheia de alegria.
    Beijão

    Responder
  11. Zulmira Carvalheiro says

    27 de abril de 2016 at 02:37

    Lindos demais, mãe e filho. Parabéns, muitas felicidades! <3

    Responder
  12. Ana says

    30 de abril de 2016 at 13:19

    Muito obrigada a todos vocês pelas mensagens de carinho! Um beijo grande.

    Responder
  13. Marivone Machado says

    16 de maio de 2016 at 20:12

    Que lindo Ana..chorei. Parabéns!! Grande mãe e mulher!!!!

    Responder
  14. Andreia Scapin says

    16 de maio de 2016 at 23:00

    Lindo demais Ana, felicidades querida!!!

    Responder
  15. Elaine Maraschin says

    9 de janeiro de 2021 at 18:16

    Lindo relato!
    Além de terapeuta, sou doula. Já aconpanhei dezenas e dezenas de partos, mas cada um é único e especial!
    Parabéns! (já passaram quase 5 anos, mas nunca é tarde! 🙂

    Responder
    • Ana says

      17 de janeiro de 2021 at 17:39

      Nunca mesmo 🙂 obrigada!

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

rede brasileira de blogueiros de viagem
5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -