04/07/2016

Por

Ana

Recebo muitas perguntas sobre o que fazer em Amsterdam, gente pedindo dicas de um morador para fugir do roteiro turista. Bem, eu sinceramente acho que os pontos turísticos são imperdíveis em uma cidade como Amsterdam, eu até posso te indicar o café ou o parquinho do meu bairro  mas acho que você vai gostar muito mais de dar uma volta pelo Vondelpark ou passar a manhã no museu do Van Gogh, principalmente se sua estadia for curta.

Reuni neste artigo uma lista do que fazer na cidade, são os lugares que levo meus amigos e minha família quando estão aqui. Se quiser um passeio com guia em português, eu indico a Rota Amsterdam. Faça sua cotação pelo formulário no final deste post e garanta um desconto especial de 5%!

Agora chega de bla bla bla e vamos ao que interessa:

Estação Central, Centraal Station

O “meu tour” normalmente começa aqui na estação central de Amsterdam: é um ótimo ponto de encontro além de ser linda. A estação foi reformada há pouco e, entre os trilhos de trens e plataformas de ônibus, você encontrará várias lojas e uma grande praça de alimentação.

Estação Central de Amsterdam

Praça Dam

Da estação central, caminhe pela Rokin até chegar à Praça Dam, uma das praças mais famosas da cidade. Você verá o monumento erguido em homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial. Também é lá que fica o Palácio Real, A Nieuwe Kerk (uma igreja que funciona como museu e recebe várias exposições artísticas), a loja da Bijenkorf – uma das minhas preferidas aqui – e o Madame Tussauds. Eu só não aconselho a ir com carrinho de bebê ao museu, fui uma vez e foi um drama… há uma parte com uma escadaria enorme e sem elevador, sofri para carregar o baby. Se for ao museu de cera, compre aqui seu ingresso.

Rokin

Rokin, uma das ruas que liga a estação central à praça Dam

Da praça Dam dá pra voce fazer 3 roteiros diferentes – quer dizer, na verdade muito mais, mas eu normalmente opto por estes três com meus amigos e familiares:

  1. 9 straatjes (9 ruazinhas do Jordaan) e Casa da Anne Frank
  2. Kalvestraat seguindo sentido Museumplein, a praça dos museus
  3. Red Light District (cê sabe o que é, né?), Nieuwmarkt e “castelinho” de Waag

Casa da Anne Frank

É um dos lugares clássicos de Amsterdam, o museu fica na casa onde ela se escondeu com a família e é extremamente visitado por turistas do mundo todo.  Eu fui com minha filha e amei a experiência. Quer uma dica? Combine o museu com o passeio de barco, comprando seu ingresso aqui com antecedência. Alias, os ingressos são vendidos apenas online no site do museu. Garanta o seu com antecedência.

Kalvestraat, a rua de compras

Saindo da praça Dam há uma rua só de pedestres e lojas. É lá que boa parte dos moradores de Amsterdam faz suas compras. São em sua maioria lojas de redes famosas como H&M, Zara, Mango… nos finais de semana fica bem cheio, mas é gostoso de passear e ver vitrines, um shopping a céu aberto.

Cansou das lojas? Na altura do numero 92 há uma portinha linda que dá entrada ao Museu de Amsterdam. Entre lá e pegue um atalho entre pinturas e uma incrível tapeçaria. Eu explico: o museu tem uma pequena exposição do seu acervo gratuita. É um corredor, entre a Kalvestraat e a Spui (outra praça), que vai te levar à porta do Begijnhof.

Kalvetoren, Kalvestraat

Vista da Kalvetoren, na Kalvestraat

Begijnhof, a vila das Beguinas

O “jardim das Beguinas” é uma espécie de vila de mulheres que não fizeram votos religiosos formais, eram como freiras sem morar em um convento, entendeu? A vila foi formada na idade média e é uma das pérolas de Amsterdam, um oase de paz no meio do barulhento centro da cidade. Saindo de lá você estará na Spui, uma pracinha bem charmosa cheia de bares, cafés e livrarias.

Bloemenmarkt, o mercado flutuante das flores

Pertinho da Spui, no canal Singel (que significa solteiro) fica o mercado flutuante das flores, o Bloemenmarkt. Sinceramente? É uma das atrações imperdíveis da cidade, principalmente na primavera quando muitas tulipas estão à venda, mas pra mim o mercado foi meio decepcionante, na minha mente de turista, antes de me mudar pra cá, o mercado literalmente flutuava, eu imaginava lojinhas em forma de barcos boiando na água para ser mais exata, mas os stands de flores estão parte na rua e parte no canal, fixos. Mesmo assim é bonito de ver.

Bloemenmarkt

Parte de trás do Bloemenmarkt. Foto: Emanuele

Muntoren, a torre Munt

Ao final do Bloemenmarkt há a Munttoren, uma torre erguida na idade média e que servia como uma das 3 principais entradas na cidade.

Rembrandtplein, a praça do Rembrandt

Do Munt, você pode serguir a pé até o Rembrandtplein, a praça do Rembrandt. A praça está cercada de bares e restaurantes com mesas na calçada, é um lugar bem turístico, principalmente à noite. O legal é que no meio da praça há uma réplica (em forma de estátuas) do “De Nachtwacht” uma das pinturas mais famosas de Rembrandt.

Se der fome e você estiver na região da Rembrandtplein, não deixe de comer o famoso croquete holandês no van Dobben, o restaurante fica na Korte Reguliersdwarsstraat, 5. Você pode comprar só o croquete – é crocante por fora e macio por dentro – ou comer como holandês, no pão. Isso, um sanduíche de croquete. Parece estranho mas é muito bom!

Leidsestraat e Leidseplein

A Leidsestraat é uma rua onde apenas pedestres e trams passam, há também muitas lojas por lá. O bonito desta rua é que ela atravessa os principais canais da cidade, então é um excelente lugar para tirar fotos. No final da Leidsestraat você encontrará a Leidseplein, uma praça cheia de bares e restaurantes. Lá também fica o teatro Stadsschouwburg, um lindo prédio.

Leidsestraat

Canal de Amsterdam

Foto clássica de Amsterdam!

Museumplein, a praça dos museus

A famosa praça dos museus de Amsterdam! É lá que ficam os principais museus da cidade: o Rijksmuseum, o Van Gogh Museum e o Stedelijk. E é lá que você vai tirar aquela famosa foto nas letras do I Amsterdam. Se você quiser visitar um dos museus, recomendo comprar o ingresso com antecedência, no Van Gogh principalmente as filas são imensas. Se estiver apenas de passagem, não deixe de ir até a entrada do Rijksmuseum que fica dentro do fietstunnel, um túnel apenas para pedestres e ciclistas. O café e restaurante do Rijks tambem é muito bom, vale a pena a visita.

Rijksmuseum Amsterdam

letras Iamsterdam

Miguel brincando de esconde-esconde nas letras do Iamsterdam

Vondelpark, o parque mais famoso de Amsterdam

Amsterdam tem muitos parques e o Vondelpark é com certeza o mais famoso e provavelmente o mais visitado deles. O parque fica no centro da cidade e é realmente lindo. Dê uma voltinha de bike ou a pé, visite um dos cafés ou parquinhos (com as crianças) ou simplesmente aprecie o vai e vem de gente e bicicletas e um dos lugares mais movimentados da cidade.

Amsterdam sobre as águas

Amsterdam é uma cidade relativamente pequena, não temos nem 1 milhão de habitantes, sabia? Muita coisa dá pra se fazer a pé ou com o transporte público. Se você tem pouco tempo, vale a pena comprar um desses passeios de barco hop on-hop off, onde o barco te leva aos pontos turísticos. Aliás, eu super recomendo conhecer Amsterdam sobre as águas, é um passeio muito especial, a cidade toma outra perspectiva dos canais.

Canais de Amsterdam

Passeios extras:

9 straatjes, as 9 ruazinhas

Já ouviu falar das nove ruazinhas? É um conjunto de nove (!) ruas interligadas, é como um distrito de compras em Amsterdam. As ruas são graciosas – como quase tudo aqui – e tem lojas pequenas, butiques, cafés e brechós. Lá ficam as marcas mais descoladas, modernas e sempre tem gente bonita pra ver.

Red Light District

Precisa de explicação?

Entao, vá conhecer, é no mínimo interessante. Eu gosto de ir cozamigos de noite, mas toda hora tem alguma coisa acontecendo por lá. Visite os sexshops, a igreja (sim, tem uma igreja linda no meio do Red Light!) e comece ou termine a noite tomando uma cerveja no Café Heffer, um típico bar holandês.

Eye e Adam toren

O Eye, instituto holandês de filme é um dos meus lugares favoritos da cidade, ótimo para ir com as crianças. O prédio, super moderno, fica à beira d’agua, do outro lado da estação central. Chegar até lá já é um passeio: pegue a balsa (gratuita) atrás da estação central, de lá são apenas 3 minutinhos caminhando até o Eye. Mesmo que você não visite uma das exposições ou salas de cinema, vale a pena atravessar a água para tomar um café com torta de maçã, a famosa appeltaart.

eye

Ao lado do Eye há a ADAM toren, um prédio com restaurantes, espaço para eventos, escritórios e uma cobertura com uma vista incrível de Amsterdam, a Lookout. O deck panorâmico tem uma vista de 360 graus da cidade. Compre seu ingresso aqui para subir até a cobertura. Se você tiver reserva em um dos restaurante, não precisa de ingresso para subir. Eles tem dois restaurantes: o Madam, mais informa e o Moon que é espetacular e giratório. Faça reserva com antecedência caso queira ir aos restaurantes.

Quer algo mais emocionante? Vá ao balanço da Lookout! O balanço mais alto da Europa. Eu fui e amei. A cidade fica literalmente aos seus pés.

Balanço Lookout, o mais alto da Europa

o holandês e eu, balançando sobre Amsterdam <3

AlbertCuyp markt, feira livre

É a minha feira livre favorita da cidade, lá você encontrará de frutas, queijos e peixe fresco até cadeados para bicicleta e lingerie. Tem de tudo um pouco, vale a visita pela diversidade. Também um ótimo lugar para comprar souveniers. O AlbertCuyp fica no bairro Pijp, a “Vila Madalena de Amsterdam” – leitores de sampa me entenderão. É um bairro cheio de bares e restaurantes onde a balada rola solta. É neste bairro também que fica a famosa antiga cervejaria da Heineken, outro ponto turístico de Amsterdam.

Dicas de hotéis e hospedagens

Estas sao minhas dicas de roteiros para que você conheça o melhor de Amsterdam! Depois me conta como foi seu passeio? Ah, e se você estiver buscando um lugar para ficar, eu tenho dicas de hotéis neste post aqui.

Tours guiados em português 

Estas sao minhas dicas de roteiros para que você conheça o melhor de Amsterdam! Depois me conta como foi seu passeio? Ah, e se você estiver buscando um lugar para ficar, eu tenho dicas de hotéis neste post aqui.