25/09/2017

Por

Ana

Comer bem foi uma das nossas atividades favoritas durante as ultimas ferias em Portugal. Parece exagero, né? Mas nós saíamos para jantar quase todos os dias. O que percebemos é que para ter uma boa mesa em qualquer lugar que fosse, uma reserva era necessária. Claro, havia a opção de espera, mas com três crianças, aguardar nem sempre era a melhor alternativa. Então perguntamos para conhecidos e outros hospedes do hotel onde estávamos se eles tinha sugestões. Fizemos nossa própria lista e nos aventuramos por deliciosos restaurantes em Lagos, no Algarve.

Tasca da Lota

Encontramos este restaurante por acaso, na nossa primeira noite em Lagos. Estávamos a ponto de ir embora pra casa para comer pão ou qualquer outra coisa… tinhamos ido na marina, onde pensamos poder jantar, mas que decepção! Restaurantes cheios e nada autênticos (tinha uma pizzaria americana dessas conhecidas, um pub inglês onde eu so vi gente bebendo, um restaurante mais simpático com espera de 1 hora e meia…). Abri o google maps já desesperada buscando uma alternativa e vi que a Tasca da Lota ficava pertinho dali, seria nossa ultima tentativa, e famintos resolvemos arriscar.

Havia uma filinha de espera mas quando nos viram com cara de fome três crianças no deram uma mesa de prontidão. O restaurante é bem simples. Mesas de madeira e banquinhos formam a decoração. O cardápio é escrito em lousa e fica pendurado em uma das paredes. Há uma espécie de churrasqueira gigante onde os peixes fresquinhos são grelhados. Comemos uma dourada deliciosa, Miguel pediu um bife tamanho família – comeu tudin – e Julia foi apresentada às almejas. Rafael caiu de boa nos camarões que se soltavam da casca sem fazer força (sinal de que estavam frescos). Foi uma noite farta e abençoada.

Tasca da Lota: Doca Pesca de Lagos, 19-20. +351 282 764 048

A tasca do Kiko

Sem duvidas nosso restaurante favorito em Lagos. Fomos mais de uma vez. O pessoal foi super atencioso. Pedimos quase todo o cardápio de tapas por não conseguir escolher. Foi lá que comi a melhor salada de lula da vida (com amêndoas e tomates) e uma moqueca baiana-portuguesa dos Deuses. O holandês, que tem trauma de moqueca desde uma passada por Recife em 2002, pediu duas vezes a moqueca… vai vendo.

só gente phyna

a moqueca e a lula <3

oi, atum

A tasca do Kiko: Estr. de São Roque A. +351 282 046 037

Adega Típica A Forja

Um dos melhores peixes da cidade. Lugar simples e bonitinho, com uma enorme TV pendurada no meio do restaurante – coisa impensável na Holanda – e fila na porta para conseguir uma mesa.  Lá encontramos com nossos amigos holandeses que também estavam de ferias com as três filhas no Algarve.

Rafael gritava, os pratos da cozinha batiam, os talheres me ensurdeciam ao serem jogados na gaveta com a delicadeza de quem exerce esta função há anos. Apesar do barulho – boa parte fornecido pelos meus filhos – comemos exageradamente bem. Por não conseguir escolher, sim, temos este problema, pedimos muita comida: almejas, atum (divino!), corvina e pregado. Vinho, pão, agua, suco para 6 miúdos e uma conta de €150 para 11 pessoas. Deus conserve!

Adega Típica A Forja: R. dos Ferreiros 17. +351 282 768 588

2 Irmãos

Ganhamos um vale night da sogra que nos acompanhou nas ferias. Dei janta para todos, coloquei Rafael na cama e sai com o holandês. Fomos comer um peixe no 2 irmãos, que insistíamos em chamar de três – coisa de gente que tem três filhos, acho. Pessoal simpático, vinho bom e comida deliciosa. Nos sentamos em uma mesinha na calçada. Tinha show ao vivo na praça ao lado. Famílias assistiam a uma moça cantar e tocar sanfona. Uns dançavam, outros observavam. A plateia foi aumentado aos poucos e a noite ficou bem animada, praticamente uma festa Agostina!

2 Irmãos: Praça Infante Dom Henrique 4. +351 282 181 100

O Camilo

Maridón fez aniversario durante as ferias e de surpresa reservamos uma mesa no O Camilo. A vista é linda. O restaurante fica no alto de uma falésia, na praia do Camilo – para acessar a praia tem uma escada infinitamente íngreme. Comemos o de sempre: camarões, almejas e peixe fresco. Achei a comida deliciosa e mais refinada. O holandês ficou feliz com seu jantarzinho de aniversario. Nos sentamos dentro pois venta bastante, o restaurante parece uma caixa de vidro e tem uma vista maravilhosa do mar.

vista marromeno da praia do Camilo

proost Portugal!

O Camilo: Estrada da Ponta da Piedade, Praia do Camilo. +351 282 763 845

Cachoa

Estava na lista e foi super recomendado por muita gente. Vou dizer a verdade: o lugar é lindo, meio de conto de fadas, um restaurante todo arrumadinho em um belo jardim. Eu amei o ambiente já a comida nem tanto… talvez por estar acostumada com restaurante típicos portugueses, achei que a cozinha internacional do Cachoa deixou a desejar. A visita valeu por conhecer o lugar que é realmente lindo.

o lugar é um sonho, a comida deixou a desejar

Cachoa: Sitio da Cachoa. +351 282 782 822

O Antonio

O restaurante fica na praia, é ideal para um almoço em família. Não tinhamos reservado mas um grupo de amigos portugueses  nos deu sua mesa quando nos viu com as três crianças. Nem acreditamos na bondade e gentileza deste pessoal! Isso aconteceu mais de uma vez com a gente em Portugal e acho que foi uma lição de vida: dar prioridade ao próximo que em um determinado momento precise de algo mais do que você. Dá próxima vez nós cedemos a mesa.

A comida é boa e a vista lindissima!

O Antonio: Praia de Porto de Mós. +351 282 763 560.

Campimar

Um bar e restaurante pé na areia. Quando íamos à praia do Mós, começávamos o dia no Campimar com um cafézinho e um pastel de nata. O gostoso é que alem do restaurante, eles tem uma lanchonete onde você pode comprar comidas e bebidas para levar para a praia. Nosso ultimo almoço em Portugal foi no restaurante e comemos super bem: uma tradicional cataplana de tamboril. Um arroz bem molhado com peixes e mariscos. Delicioso.

paradinha para um café antes de correr para a areia

Campimar: Praia de Porto de Mós. +351 282 762 957.

Só de ler este post e rever as fotos me dá vontade de voltar! Foram férias tão gostosas, espero retornar em breve. E você que conhece esta região, qual seu restaurante favorito?