12/10/2017

Por

Ana

Prever o tempo na Holanda é como adivinhar os números da loteria: impossível. Apesar de termos 4 estações bem definidas, o tempo aqui é extremamente instável. E basta a temperatura baixar que minha caixa de e-mail se enche de perguntas sobre as condições atmosféricas holandesas.

“Ana, comprei minha passagem. Como é o tempo em novembro? E em janeiro? E faz muito calor em julho?”

Sinceramente? Não sei. A única certeza que eu posso te dar é sobre a temperatura que em novembro fica por volta de 7 graus. Ah, e pode chover muito, ou fazer dias lindos de sol (mas frio, tá?), escurece cedo, as vezes tem tempestade de vento, e sim, há chance de neve. Sentiu a insegurança? Pois é.

um dia de junho em Amsterdam: sol e céu azul.

Quer um conselho? Acompanhe a previsão do tempo – pode ser no aplicativo do celular ou nos milhares de site pela internet – até o ultimo segundo antes de fechar a mala. Venha preparado para a chuva – durante o ano todo, sorry gente. Para o outono eu escrevi algumas dicas de como se vestir e onde comprar boas e belas capas de chuva neste post, e aqui dou dicas de como se vestir no inverno. O verão aqui não é tropical, pelo contrário, as temperaturas ficam mais próximas do agradável do que do “tô sofrendo de calor”, as vezes temos alguns dias quentíssimos, pra lá de 30 graus, e aí você sente na pele o que é viver em um país não preparado para o verão: parece que o ar não circula, casas e transporte publico ficam super abafados e ar condicionado não tem em todo lugar.

canal atrás de casa congelado em janeiro. Não acontece todo ano, mas quando acontece é uma festa!

agosto é verão, época de curtir os parques e festivais de Amsterdam

Eu não posso prever o tempo mas posso te informar sobre a temperatura média por aqui. Já é alguma coisa, vai? Consultei as estatísticas do Instituto Real de Metereologia Holandês (KNMI). Agora não venha brigar comigo se fizer 30 graus em Abril ou nevar em outubro. A culpa não é minha, juro.

Janeiro: temperatura média de 3,1 graus, em 2016 a media foi de 4,8 graus. Janeiro é frio, cinza e escuro. Pra mim o mês mais deprê do ano.

Fevereiro: cinza e frio como janeiro, média de 3,3 graus. No ano passado a média foi de 4,6 graus.

Março: chega a primavera e a vida começa a melhorar por aqui. A temperatura ainda é baixa, com uma média de 6,2 graus. Em 2016 a média foi de 5,4 graus e este ano 8,6 graus. Frio, né?

April: “april doet wat hij wil” diz o ditado holandês: abril faz o que ele quiser. Já vi nevar e fazer 30 graus neste mês, em anos diferentes, claro. A temperatura média é de 9,2 graus. Este ano foi mais frio: 8,6 graus.

um dos maravilhosos jardins do Keukenhof

 

em abril: na areia e de casaco

Maio: maio é um mês super agradável, florido e positivo. A média é de 13,1 graus, este ano a temperatura média foi de 15 graus.

Junho: a média neste ano foi de 18 graus (yeahhh). Mas em 2016 tivemos alguns dias com mais de 30 graus 🙂

Julho: verão forte com uma média de 18 grauzinhos e sol.

Agosto: bem parecido com julho: sol e uma média de 17,5 graus.

flores e um calorzinho em julho

Setembro: meu aniversario, eu brinco que no final do mês tem sol e um calorzinho garantido antes de outubro chegar. Acho que o pensamento positivo faz efeito: sempre faz tempo bom no meu dia. A temperatura média é de 14,5 graus.

Outubro: tempestades de vento, muita chuva e alguns dias ensolarados aconchegam o outono. É a hora de tirar os casacos do armário. A média é de 10,7 graus.

a festa de aniversario deste ano foi na praia

tá vendo alguma coisa? é a neblina de outubro.

Novembro: segundo meu filho do meio o mês mais legal do ano… porque ele faz aniversario! Suas festas são normalmente dentro de casa porque na rua faz frio, em média 6,7 graus. Brrrr.

Dezembro: mês do Sinterklaas e das festas de final de ano. Eu adoro esta época por aqui. Acendemos a lareira e curtimos a familia quentinhos dentro de casa. A média é de 3,7 graus. Apesar do frio nao há garantia de neve: o ultimo natal branco na Holanda foi em 2010.

das coisas boas do frio: patinação no gelo no Museumplein.