18/12/2017

Por

Ana

Paris é sempre uma boa ideia, não é mesmo? E eu tinha a desculpa perfeita para visitar a cidade luz: o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Um nome que enche a boca e o coração de felicidade. Porque gente, pensa, fui viajar, reencontrei um monte de gente querida, conheci umas tantas pessoas super bacanas e ainda aprendi coisas novas sobre este mundo de blogues!

Eu estava empolgadíssima para viajar e desvirtualizar. Aliás, a parte mais gostosa desses encontros é conhecer e matar a saudade das pessoas que a gente conhece online. Imagina bater um papo com aquela sua amiga de instagram, com aquele blogueiro que te dá as melhores dicas de viagem ou conversar (e se inspirar) naquela youtuber que você tanto admira. Para mim esta é a essência do encontro.

Encontro de blogueiros

E para este encontro acontecer tem muito trabalho, ô se tem! Este ano nossa anfitriã foi a Martinha do Viajoteca. E ela tirou de letra: preparou uma super programação com parceiros e locais de tirar o fôlego. Até os perrengues – sim, trabalhamos com emoção – resultaram em coisas boas. Para você ter uma ideia, o local que iria nos acolher para as palestras cancelou o compromisso um dia antes do encontro! Furou. Deu pra trás. Mas ó, nossa super Martinha deu a volta por cima, e que volta! Fomos muito bem recebidos pelo Hotel de Sully um lugar lindo de morrer no Marais, um bairro bacaníssimo em Paris.

Hotel de Sully

foto da Priscila, Cultuga

Eu me empolguei e aproveitei a oportunidade para fazer meu primeiro vlog de viagem.

Final de semana em Paris

Deixei trabalho, marido, filhos e uma geladeira cheia para trás a caminho de Paris. Queria muito ter ido de trem por ser mais fácil: o Thalys sai da estação central em Amsterdam e 3 horas e meia depois você chega na Gare du Noord em Paris. No entanto deixei para comprar a passagem de ultima hora e voar saia pela metade do preço. Dica: compre as passagens de trem com antecedência! Há passagens a partir de 35 euros.

Cheguei com um pequeno atraso ao Charles de Gaule. Poderia ter pego o trem que me levaria até a Gare du Noord – é a opção mais rápida e barata – mas quis ir de ônibus para ver a cidade. Fui com a linha 2 e pude namorar Paris da janelinha. Pegamos transito e a viagem demorou 1 hora e meia até o Trocadero. Demorou mais que o voo de Amsterdam à Paris – senhoooor.

Trocadero e happy hour

Eu já havia visitado a cidade luz algumas vezes mas nunca tinha ido ao Trocadero. Parece bobeira mas queria muito ir lá para ter a melhor vista da torre Eiffel. Já estava escuro quando cheguei, a dama de ferro, imponente, brilhava para os seus admiradores. Este não foi o nosso primeiro encontro mas nem por isso menos emocionante. Fiquei feliz demais em revê-la.

A torre

Oi, linda!

A ideia era ir para o apartamento deixar as malas, mas com o atraso do voo e do transito, achei melhor me locomover para o happy hour, meu primeiro compromisso do encontro. Fomos super bem recebidos pelo hotel XO Tomamos vinho até demais, matamos a saudade e botamos a conversa em dia.

Apartamento Airbnb

Aluguei um apê com três meninas: a Roberta, a Paula e a Isabella. O lugar era ótimo, super amplo e em um bairro domiciliar. Era bem confortável apesar de não termos ficado muito por lá. A Roberta infelizmente acabou voltando para a Holanda depois de ter passado maus bocados em Paris. Uma pena mesmo.

Companheiras de Paris

Palestras e cabaré

Acordamos cedo e fomos de taxi ao Hotel de Sully para um dia de palestras. Aliás, quando em grupo o taxi vale a pena em Paris, isso facilitou muito nossa vida. A cidade é enorme e se locomover de metro as vezes leva 40-50 minutos – e custa 1,90 euros por pessoa. Nós dividíamos um taxi entre as três por uns 3 euros por pessoa e chegávamos ao nosso destino em 15 minutos.

O dia foi intenso com palestrantes bem interessantes. Aprendi sobre programa de afiliados, parecerias e como usar seu site como vitrine para o seu produto. O desafio será colocar estas praticas para funcionar, veremos 😉

Vista linda do Hotel de Sully

Das palestras seguimos para o Paradis Latin, o mais antigo cabaré de Paris. Eu nunca tinha visto um show de can can então me diverti bastante. Fomos super bem recebidos com direito a tour no backstage e champagne durante o show. Phynos.

Paradis Latin

 

Montmartre e a volta pra casa

A programação do dia era um passeio por Montmartre. O tour guiado foi oferecido pelo Franca entre Amigos. O grupo era enorme  e foi difícil coordenar tanta gente. Eu adorei andar pelas ruazinhas deste bairro tão boêmio. Me emocionei demais na Sacré Coeur, igreja que visitei com meus pais há alguns anos. Pensei muito na minha avó, na minha família e agradeci por estar ali.

esta vista! <3

Feirinha de Montmartre

Fazia frio e Paris estava linda vestida de outono: folhas douradas cobriam as ruas deixando a cidade ainda mais charmosa. Depois de umas belas horas de caminhada, eu e a Paula nos despedimos do grupo e fomos almoçar. Escolhemos um bistrô bonitinho para fechar a viagem em clima parisiense. Um crepe completo e uma taça de vinho depois, era hora de seguir de volta para casa. Desta vez fui de trem para o aeroporto e foi bem fácil e rápido. O voo foi tranquilo e em poucas horas eu estava em casa, matando a saudade da minha turma.

Eu amo viajar, sair de casa, descobrir e experimentar coisas novas. Adoro viajar em família, mas esses dias à sos me fazem um bem danado. Eu amei visitar Paris, gostei de ter conhecido gente nova, de ter matado a saudade dos meus amigos virtuais. Acho que apesar dos compromissos que tive pelo encontro, foi a vez em que me senti mais livre na cidade. Não tinha aquela obrigação de ver tudo em 24 horas. Fui ao Trocadero que estava nos meus planos, mas também tirei tempo para tomar um café, para almoçar em um lugarzinho gostosinho e apreciar a cidade.

Paris, eu voltarei!

Galeria Montmartre

Um super obrigada aos parceiros e organizadores do evento, queridos, sem vocês estes dias não teriam acontecido!

Centre des Monuments Nationaux | XO Hotel | Gustave Hotel | Rede Patrick Hayat Hôtels | Hippocketwifi: um “Wifi de bolso” super prático que nos manteve 24 horas conectados | Tour Montparnasse França entre Amigos

E um beijo grande aos participantes do encontro, que no ano que vem a gente possa se reunir outra vez.