13/05/2018
Por
Ana
As crianças estão em férias de maio e a Julia, minha filha mais velha, foi convidada para passar o final de semana na ilha de Texel, no norte do país. Uma oportunidade deliciosa para curtir a “Ibiza holandesa” e as amiguinhas. Combinamos com a família das amigas que iríamos busca-la em um domingo e aproveitamos para curtir um dia de férias em um lugar delicioso dentro do país.
Texel (se pronuncia tessel) é a primeira e a maior das 5 ilhas Frisias Ocidentais, fica no Wadenzee, no mar do norte. Eu havia estado em Texel há 14 anos, logo que cheguei aqui. Fui de excursão com a minha classe de holandês. Não me lembrava muito bem do lugar para ser sincera, então adorei a oportunidade de visitar a ilha normalmente.
Fomos de carro até Den Helder, cerca de 90 km de Amsterdam, e de lá pegamos a balsa até a ilha. A ida foi tranquila, havia muitos campos de flores no caminho o que tornou a viagem um prazer. Vimos tulipas, narcisos e jacintos da janela do carro, verdadeiros tapetes de flores que enfeitavam a paisagem.
Chegando em Den Helder nos dirigimos até o local da balsa, uma espécie de porto. Compramos o ticket de carro (37 euros ida e volta) e esperamos. Demos uma volta a pé, fomos ao banheiro, fizemos um lanchinho (eu sempre saio de casa com marmita) e o tempo passou voando. Muitas pessoas fazem a travessia a pé (2,50 euros) ou de bicicleta (5 euros), o valor dos tickets e horário da balsa você encontra aqui.
A travessia é super rapida: em 20 minutos chegamos na ilha. Fazia um dia lindo de sol com céu azul intenso. Os meninos se encantaram com o barco e com as gaivotas que nos acompanharam durante a viagem. Chegando em Texel demos de cara com a paisagem típica da ilha: flores, carneiros e dunas.
Havíamos combinado com de nos encontrar com a Julia e a família de suas amigas em um restaurante na praia, uma espécie de beach club. O legal de Texel é que por mais cheia que a ilha esteja, há espaço para todos. A praia estava tranquila e o restaurante, Paal 17, oferecia lugar para uma grande família e amigos.
Juju estava feliz e bronzeada. Logo de cara veio nos contar sobre suas aventuras nos últimos dias. Havia estado em um campo de flores, visitado o farol da ilha, tomado sorvete artesanal em uma fazenda de leite e brincado muito. Fiquei feliz em ve-la feliz. Texel é uma ilha muito rica neste aspecto: super child friendly que oferece muitas atividades. Há vários parquinhos e muita coisa para fazer.
Nos acomodamos em um cantinho ao sol e almoçamos por lá. Tinhamos planos de visitar o Ecomare, o aquário da ilha que pesquisa e protege os leões marinhos, parte da fauna de Texel. A verdade é que o tempo estava tão bom, mas tão bom que ficamos na praia. Sol, céu azul e temperatura acima de 20 graus.
As crianças passaram a tarde brincando na areia. Miguel nadou – um dos poucos corajosos que enfrentou a gélida agua do mar do norte – Rafael amou aquele negocio chamado praia, e Julia seguia feliz na companhia das amigas. Foi um dia de ferias em casa. Tão perto de casa e ainda assim parecia que estávamos fora do país.
Às 6 da tarde pegamos a balsa de volta e as 7:30 estávamos em casa. Felizes e cansados como um bom dia de praia deve ser. Sacudimos a areia do corpo e combinamos voltar logo a esta ilha tão querida. Da próxima vez vamos com mais tempo, no mínimo um final de semana inteiro para poder abraçar os carneiros e rolar nas dunas de areia.
Oiii! Nunca tinha ouvido falar dessa ilha, linda por sinal. Vou em setembro pra Europa, conheço Amsterdam até o norte: Assem, groningem, etc. pretendo ficar 5 dias em Amsterdam, meu filho de 23 anos e eu. Tem pra indicar um estúdio pequeno, porém perto da C. Station ou arredores, tipo Leidesplein, obg
Oi Glicia, que gostoso viajar com seu filho. Não tenho um estudio para indicar, mas aqui alguns dos hotéis que recomendo. Boa viagem!
Olá Ana, Texel é uma opção para a Férias de Julho ou é muito lotado?!
Estamos pesquisando um destino para a nossa primeira férias de Julho morando na Holanda… tenho 2 meninos, um de 5 anos e outro de 2anos.
Desde já muito obrigada
Oi Karine, nós fomos durante um feriado e estava bem cheio. Acho que no verão fica cheio também porque o pais está em ferias, mas mesmo assim é bem mais vazio do que as praias próximas a Amsterdam, por exemplo.
Muito obrigada