11/03/2019
Por
Ana
Aqui em casa nós falamos duas línguas: o holandês e o português. Acho super importante que meus filhos dominem meu idioma materno. Eles aprendem uma língua a mais, mantém o contato com a família brasileira e assim entendem melhor minha cultura. Falar português é um presente!
Deixa eu dividir 5 táticas que usamos em casa para que as crianças aprendam português:
Haja naturalmente
Converse com seus filhos de forma natural, como se estivesse no seu país de origem. Eu falo com meus filhos como falo com minhas irmãs e meus amigos. Não sigo um plano didático e tampouco dou aula. Criar filhos bilingues nunca foi algo planejado, acontece naturalmente em casa.
Ofereça material em português
Livros, musicas, filmes. Aqui temos tudo em duas línguas. Cantamos juntos, lemos historias e assistimos desenhos e filmes no YouTube em português. É uma forma de estimular e de assimilar o idioma.
Seja consistente
Fale português sempre. Se você decidiu a ensinar uma lingua, seja consistente, não mude de um dia para o outro. Isto só fará confusão na cabeça dos pequenos.
As crianças assimilam os idiomas de forma simples: com minha mãe falo assim, com meu pai de outra forma. Independente da língua. Quanto mais consistente você for, mas claro será o processo para seus filhos.
Mantenha o contato com o Brasil
Abuse da tecnologia e mantenha o contato com a familia e amigos. Se você não pode estar presente no seu país de origem, traga ele para sua casa – seja ela onde for. Faça chamadas com video, mande mensagens de voz. Se conecte em português.
Tenha paciencia
Cada criança tem seu tempo, respeite. Eu tenho três filhos e noto que cada um se comunica de uma forma. Nem sempre eles estão a fim de falar português, e nem sempre eles me respondem em português. Tudo bem, eu não forço, não os obrigo a falar na minha língua. Sei que eles me entendem e sei que eles estão aprendendo. Quando eles sentirem necessidade de falar o idioma – por exemplo em uma ligação com os avós – eles vão falar e vão entender a vantagem de dominar o idioma.
E você, tem alguma dica infalível de como introduzir a língua portuguesa? Me conte aqui!