28/07/2019

Por

AnaAna

Para poder exercer sua profissão na Holanda ou dar continuidade aos seus estudos, muitas vezes é necessário revalidar o seu diploma estrangeiro no país. O processo pode ser complexo e demorado dependendo da sua área de atuação. Mas não desanime! Aqui eu conto passo a passo como é a validação de diploma na Holanda.

Profissão protegida 

A organização holandesa responsável pela educação e regulamentação de diplomas internacionais se chama Nuffic. Aconselho a verificar o site deles caso você queira trabalhar ou estudar na Holanda tendo em mãos um diploma internacional, ou seja, um diploma emitido fora da Holanda. 

O primeiro passo a tomar é verificar se sua profissão é protegida pelas entidades holandesas. Você pode conferir sua profissão no banco de dados da comissão européia. A profissão deve ser preenchida em holandês. 

O site irá te indicar quais órgãos são responsáveis pela sua profissão e quais passos devem ser tomados para conseguir exercer sua função na Holanda. Caso sua profissão não apareça na lista – como no meu caso, jornalista – voce poderá exercer sua profissão aqui. Em alguns casos, no entanto, uma empresa ou universidade pode pedir a validação do diploma para ter certeza da validade e veracidade do diploma.

Reconhecimento de diploma 

Reconhecer um diploma internacional, mesmo que sua profissão não seja protegida, pode te ajudar na busca por um trabalho, a recrutar novos clientes ou te posicionar em um melhor nível profissional. 

Você pode requisitar o reconhecimento de diploma através do IDW (Internationale diplomawaardering – Reconhecimento de diploma internacional). Eles irão fazer uma avaliação de credencial e indicar que nível holandês seu diploma é comparável. 

O pedido é online, fica pronto em algumas semanas e custa a partir de € 148,83 EUROS por diploma. Confira as condições e tarifas no site do IDW

Diploma reconhecido na Holanda

Experiência com o processo de validação de diploma

Eu conversei com a Rafaely Rodrigues que é fisioterapeuta e passou por todo o processo de validação. Ela conta neste video aqui como foi o seu trajeto. Rafaely se formou no Brasil e revalidou seu diploma na Holanda. Hoje ela tem um diploma holandês valido em toda europa. Ela trabalha como fisioterapeuta em Amsterdam e é especialista em saude da mulher. 

Quer saber mais sobre a vida na Holanda? 

Não deixe de ler o ebook Morar na Holanda. Um guia prático com tudo o que voce precisa saber para viver no país.