25/11/2019
Por
Ana
Sinterklaas é uma tradição holandesa daquelas difíceis de se explicar – como muitas as tradições, acho – mas eu vou tentar. Lembro que quando ouvi a história do bom velhinho holandês pela primeira vez (não é papai noel) fiquei de cabelos em pé mas é a tradição que temos aqui e é o que as crianças acreditam.
Sinterklaas ou Sint Nicolaas é um velhinho barbudo que uma vez ao ano vem visitar as crianças na Holanda. Diz a lenda que ele vem da Turquia (ano 343 a.c.), era bispo e muito amável com os pequenos. Ele é o padroeiro de Amsterdam.
Todos os anos, em novembro, Sinterklaas chega de barco a vapor no país. Veja bem, o bom velhilho, vem de barco da Espanha, onde mora. Ele vem acompanhado de uma legião de ajudantes, que se chamam ‘Piet’. Sint e seus Pieten chegam ao país fazendo uma festa, distribuindo doces e pepernoten (umas bolachinhas típicas) para as crianças. A TV emite um jornal diário o Sinterklaasjournaal uma semana antes do Sint chegar. As crianças acompanham a “viagem” do Sint e suas aventuras no país até 5 de Dezembro, pakjesavond.
E a pergunta que ouvimos todas as noites é: “posso colocar o sapatinho?” Pois é, como o Sinterklaas está no país, as crianças podem colocar de vez em quando os sapatinhos na chaminé (lareira ou a porta de casa também servem) e se elas tiverem sorte o Sinterklaas deixa um presentinho dentro do sapato (normalmente umas bobeirinhas).
Pakjesavond, a noite da entrega dos presentes
5 de dezembro é o grande dia, pakjesavond (noite dos presentes), dia de São Nicolas. É nesta noite que as crianças ganham um presente de verdade, “O” presente. Como um presente de natal. Nesta noite também fazemos surprises (tipo amigo secreto) e poemas engraçados. É uma noite de festa.
Ah sim, como Sinterklaas entrega os presentes no dia 5? Ele vai a cavalo, galopando sobre os telhados e joga os presentes pela chaminé. Sinterklaas usa uma roupa vermelha típica, um chapéu de bispo e leva um cajado dourado nas mãos… é super comum ver as crianças holandesas fantasiadas de Piet ou de Sint nesta época do ano.
A Julia sabe do “grande segredo sobre o Sinterklaas”, Miguel também está ciente que ele não existe mas não quer acreditar, sabe? Já o Rafael está adorando esta tradição, é o primeiro ano que ele entende a historia do Sint e a gente curte junto com ele. Eu amo esta época do ano, de festas em familia, presentes e historias mágicas.
Fantástica esta tradição e como é bom cultivar nas famílias, crianças está época que envolve a magia do Natal. Sou avó e me divirto com meus netos na tarefa de montar a árvore de Natal e colocar as meias na lareira para os ” ajudantes” do Papai Noel deixarem uma coisinha e ver o rostinho deles de satisfação, não tem preço. Um feliz e alegre Natal a ti junto a tua linda família.
Eu também adoro estas tradições.
Oi, Ana, sou nova por aqui e pela Holanda (então, muito prazer!) e me intrigou a história do Sintaklaas, pq parece q eles tbm comemoram o Natal, né? E tem Santa Klaus, tbm? As crianças ganham presentes tbm?
Oi Aline, seja bem-vinda. Comemoramos o natal sim, mas sem papai noel 🙂