• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Classificados
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

Adeus 2020: uma retrospectiva positiva

31 de dezembro de 2020 Lifestyle

Estava assistindo a retrospectiva 2020 no noticiário holandês. Logo no primeiro semestre do ano as lagrimas começaram a rolar. Como não se emocionar com a historia do pai e filho que morreram presos em um elevador como consequência de um incendo causando por fogos de artificio em um prédio em Arnhem? E isso em 1 de janeiro de 2020.

Nem preciso dizer que o que veio depois tampouco levantou meu espirito: ver as cenas de George Floyd me virou o estômago. “Mãe, o que é isso?” perguntou meu filho de 9 anos. “Não assiste” respondi instintivamente e depois disse, senta aqui que eu te explico.

Incêndios na Australia, explosão em Beirute e claro, Covid-19. 2020 foi pesado demais, não preciso explicar. Voce também tem com certeza uma dúzia de motivos para detestar este ano. Um morador do meu bairro se revoltou tanto que enfeitou a casa para o natal com um gigante dedo do meio. “Het was een k jaar”, foi um ano de merda, ele disse.

Mas eu prefiro pensar que o copo esta sempre meio cheio. Pode me chamar de PollyANNA se quiser. Sou – ou ao menos tento ser – positiva. Então depois da retrospectiva deprê do noticiário holandês fui para a cama pensando na minha própria retrospectiva.

O que teve de bom em 2020

Me curei, minha família se curou

2020 começou bom depois de um natal maravilhoso nos Alpes Franceses com a família. Mas em janeiro tive um susto atras de outro. Minha mãe voltou para o Brasil com pneumonia (sabe lá Deus se era Covid-19…) e minha irmã do meio teve um AVC. Aos 37 anos. Quando tudo estava melhorando e tanto a minha irmã como a minha mãe se recuperavam, eu adoeci.

Contei esta experiencia aqui. Foi punk, foi assustador. Perdi completamente o controle do meu corpo que com o passar dos dias só piorava. Mas sai dessa. Foram semanas de recuperação em casa – só fui conseguir agachar e dobrar o joelho depois de meses. Então, gente querida, saude é o que importa. E eu sou muito agradecida por ter saído dessa, por ter me recuperado, assim como minha mãe e minha irmã.

Criei um novo hábito

Quando a quarentena começou por aqui fiquei louca como boa parte da população. Homeschool, home office e o home todo caindo sobre minhas costas. Uhuu. Até que marido sugeriu caminhar. De manha cedo enquanto a casa ainda dormia. A principio uma forma de se exercitar já que as academias também estavam fechadas.

Começamos assim em março um novo hábito, todas as manhãs (por volta de 6:30) saíamos para dar uma volta no parque próximo de casa. As caminhadas se tornaram corridas e geraram companheirismo.

É de manhã que a gente conversa – sem interrupção dos filhos – discute o dia-a-dia e faz planos. Seguimos forte no passo durante a primavera, verão e inverno. No ano que vem vamos fazer um brinde a este nosso hábito.

View this post on Instagram

A post shared by Ana Paula Risson (@anadeamsterdam_)

Passei mais tempo com meus filhos

Ok, tem dias que eu quero pregar os três na parede. Ou fazer as malas e sair de casa. Mas a verdade é que esta pandemia louca me aproximou dos meus três filhos.

Meu marido e eu trabalhamos fora, gastávamos uma fortuna com creche e babá e víamos as crianças no fim do dia. Hoje em dia estamos todos mais próximos. Mais unidos mesmo. Conversamos mais com as crianças, participamos mais de todas as atividades, brigamos mais e nos amamos mais também.

O tempo passa, eles crescem. Pelo menos em 2020 eu vi tudo isso acontecer de perto.

View this post on Instagram

A post shared by Ana Paula Risson (@anadeamsterdam_)

Mudei de trabalho

Não estava planejando uma mudança no ano em que sobreviver foi mais importante que suceder. Mas uma oportunidades cruzou meu caminho e eu agarrei a chance. Mudei de trabalho em plena pandemia. Ralei pra caramba. Aprendi muito e tive dias com dor de barriga de nervoso achando que não ia dar conta do serviço.

O trabalho é temporário – um job de 6 meses dentro da minha empresa – e eu não sei ao certo o que vou fazer depois. Mas estou vivendo dia após dia. Previsões são tãããããão 2019.

Fiz 40 anos!

Quarenta anos! E foi tudo de bom. Estou ótima, com saude e me sentindo melhor do que nunca. Os planos eram de ir para o Brasil no para celebrar com a minha familia: meu pai fez 70 anos e eu 40, estávamos programando um festão. Mas não rolou (ainda).

Mesmo com todos os planos desabando e com as medidas mudando a cada semana eu tive um aniversario fantástico! Meu marido preparou surpresas maravilhosas, minha irmã veio com o marido de Portugal (quase morri do coração) e meu primo que tinha acabado de se mudar para a Alemanha apareceu.

Organizei um almoço muito especial com amigas queridas e tive dias maravilhosos. Me senti querida, amada e feliz – até agora cai uma lagriminha.

celebrando os 40 anos nos canais de Amsterdam
Feliz 40!

Comecei a cuidar melhor de mim

Deve ter sido os 40 mas este ano decidi que era hora de cuidar de mim. Comecei a fazer terapia – recomendo a todos, antes mesmo dos 40 – e descobri a yoga.

Sou a iniciante das iniciantes mas estou adorando ter este tempinho para mim. Estou aprendendo a meditar e a agradecer. Sinto que estou mais centrada e mais consciente. Tenho um longo caminho pela frente mas o primeiro passou eu já dei.

Esta foi minha pequena retrospectiva positiva de 2020. Outras tantas coisas boas aconteceram: o Rafael começou na escola, fiz novas amizades, fui para Lisboa antes da pandemia…

A lista de coisas que não aconteceram este ano talvez seja ainda maior mas eu prefiro focar nas coisas boas da vida. Estou com saude, minha família também, não peguei Covid-19 (acho), tenho um teto, uma geladeria cheia, filhos, marido, amigos e muito amor.

Eu espero que 2021 seja o ano da esperança, com muita saude e prosperidade.

Um feliz ano novo!

« Natal (& lockdown) 2020
Feriados na Holanda em 2021 »

Comments

  1. Helena Vargas says

    31 de dezembro de 2020 at 09:56

    Que afago ler essa retrospectiva! Vamos ver o copo meio cheio sempre!

    Responder
    • Ana says

      5 de janeiro de 2021 at 16:58

      Que ele esteja sempre meio cheio! 🙂

      Responder
  2. Carlos Frota says

    31 de dezembro de 2020 at 11:27

    Gostei demais deste teu escrito! Penso deverias nos brindar mais com tuas “histórias” e textos bem elaborados! Tua família é Muito Linda!
    Nossa família também se reuniu, Filipe de SP, Fabio de Amstelveen , minha filha Natália que está aqui perto em Novo Hamburgo e minha esposa Nidia ! Estou confiante que 2021 será um Bom Ano pra todos nós !!🙏🙏
    Happy New Year

    Responder
    • Ana says

      5 de janeiro de 2021 at 16:57

      Obrigada, Carlos. Esta nos meus planos voltar a escrever mais este ano 🙂 E que felicidade ter a familia reunida! Um abençoado 2021 para vocês.

      Responder
  3. Gabi says

    2 de janeiro de 2021 at 16:39

    Feliz Ano Novo, Ana! Que seja leve, que seja cheio das coisas simples e boas da vida, e que seja cheio de amor! Um abraço

    Responder
    • Ana says

      5 de janeiro de 2021 at 16:56

      Assim seja, Gabi! Feliz 2021.

      Responder
  4. Juana says

    6 de janeiro de 2021 at 06:51

    Adorei ler seu texto! Obrigada por apontar tantos motivos para sermos gratos. Feliz 2021!

    Responder
    • Ana says

      7 de janeiro de 2021 at 17:20

      Obrigada, Juana. Feliz 2021!

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muit Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muitos anos nesta região, adorava ver o pessoal remando no rio Amstel da janela do meu apartamento. Hoje fui caminhar pela minha antiga vizinhança. Deu saudades ✨ #oudbuurtje #amsterdam #remo #vidanaholanda #morarnaholanda #morarnaeuropa #expatlife #amsterdamlife
No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido começamos com um novo hábito: caminhar todos os dias. Acordamos cedo e vamos à rua. 

Tínhamos dois objetivos em mente: correr 5km e correr durante todas as estações do ano - mas acho que a principal meta aqui era mesmo manter a saúde na pandemia. Começamos em março de 2020 e logo a caminhada deu lugar à corrida. 

Nos últimos meses corremos com sol, com chuva e hoje com a tão esperada neve. A neve foi a confirmação da nossa conquista, de que passamos por 4 estações literalmente correndo atrás do nosso objetivo. E hoje, como um presente, terminamos os 5km com um belo um arco-íris 🌈
Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀ Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀️❄️🙈 #amsterdam #letitsnow
Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livr Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livro... tenho trabahado nessas ultimas semanas na nova versão do meu e-book Morar na Holanda 🇳🇱⁣
⁣
Nesta edição quero dar mais atenção a alguns processos, entre outras coisas. Tenho investigado bastante sobre leis buscando soluções e oportunidades para quem quer viver na Holanda.⁣
⁣
O novo livro será divulgado em breve mas não precisa esperar até lá para começar a planejar sua mudança: quem comprar a versão atual do e-book receberá a nova edição em primeira mão! Você pode começar a se preparar ainda hoje com a atual edição e recebe a versão novinha em folha antes mesmo do lançamento.⁣
⁣
O e-book está à venda no anadeamsterdam.com e no link na bio.⁣
⁣
⁣
#morarnaholanda #vivernaholanda #morarfora #amsterdam #expatriada #brasileirosnaHolanda #brasileiranaholanda #ebook
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

rede brasileira de blogueiros de viagem
Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muit Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muitos anos nesta região, adorava ver o pessoal remando no rio Amstel da janela do meu apartamento. Hoje fui caminhar pela minha antiga vizinhança. Deu saudades ✨ #oudbuurtje #amsterdam #remo #vidanaholanda #morarnaholanda #morarnaeuropa #expatlife #amsterdamlife
No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido começamos com um novo hábito: caminhar todos os dias. Acordamos cedo e vamos à rua. 

Tínhamos dois objetivos em mente: correr 5km e correr durante todas as estações do ano - mas acho que a principal meta aqui era mesmo manter a saúde na pandemia. Começamos em março de 2020 e logo a caminhada deu lugar à corrida. 

Nos últimos meses corremos com sol, com chuva e hoje com a tão esperada neve. A neve foi a confirmação da nossa conquista, de que passamos por 4 estações literalmente correndo atrás do nosso objetivo. E hoje, como um presente, terminamos os 5km com um belo um arco-íris 🌈
Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀ Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀️❄️🙈 #amsterdam #letitsnow
Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livr Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livro... tenho trabahado nessas ultimas semanas na nova versão do meu e-book Morar na Holanda 🇳🇱⁣
⁣
Nesta edição quero dar mais atenção a alguns processos, entre outras coisas. Tenho investigado bastante sobre leis buscando soluções e oportunidades para quem quer viver na Holanda.⁣
⁣
O novo livro será divulgado em breve mas não precisa esperar até lá para começar a planejar sua mudança: quem comprar a versão atual do e-book receberá a nova edição em primeira mão! Você pode começar a se preparar ainda hoje com a atual edição e recebe a versão novinha em folha antes mesmo do lançamento.⁣
⁣
O e-book está à venda no anadeamsterdam.com e no link na bio.⁣
⁣
⁣
#morarnaholanda #vivernaholanda #morarfora #amsterdam #expatriada #brasileirosnaHolanda #brasileiranaholanda #ebook
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -