17/05/2021

Por

AnaAna

As férias de maio chegaram outra vez, meivakantie, são as ferias que normalmente vamos ao Brasil, as crianças tem duas semanas livres e com os feriados holandeses conseguimos ficar as vezes ate 3 semana fora. Nem preciso dizer que com a pandemia eu nem cogitei a opção Brasil. Triste mas fato.

Marido perguntou o que poderíamos fazer durante as ferias de maio, eu queria ir pra Grécia (cof, cof) mas Zeeland foi o que deu. E não estou reclamando: o litoral holandês é lindo! Sao quilômetros de praia e muita área livre para correr e brincar. Não tem calor tropical mas eu estava querendo tanto sair de casa que ate a opção “acampar no quintal da sogra” eu aceitaria.

Parque de férias, vakantiepark

Chegamos a cogitar a casa que ficamos em março, em Zoutelande, mas eles alugavam por semana e por um preço acima do nosso orçamento. Uma amiga estava buscando acomodação também e achamos juntas uma casa para 10 pessoas em um vakantiepark, um parque de ferias holandês.

Eu ja fiquei em vakantiepark antes e não necessariamente amei… as crianças curtem muito mas eu preciso de um pouco de privacidade nas ferias, então esses parques mega cheios com casinhas grudadas umas as outras, eu passo. Acontece que minha amiga tem muito bom gosto, e valoriza a privacidade mais do que eu. Alem disso ela ja havia ficado neste parque. Fechamos a casa para um longo final de semana, os únicos dias disponíveis – os holandeses estão de ferias em casa, no pais, assim como a gente.

casinha de ferias em um vakantiepark em Ouddorp, Zuid Holland

Parque em Ouddorp, Zuid Holland

O parque fica em Ouddorp, na província de Zuid Holland, a 130 quilometros de Amsterdam, do ladinho! Parece um grande condomínio sem muros com as casas semelhantes. Algumas maiores, outras menores. Tem toda uma estrutura de hotel – eles tem a palavra Resort no titulo – com mercado, lojas, sorveteria, restaurante, piscina (fechada, thanks Covid), parquinho, loja de aluguel de equipamentos, surf shop e por ai vai. Tem atividade para as crianças como fogueira, arco e flecha e laser game. É bem legal, bonito, limpo e organizado.

O que eu mais gostei mesmo é que o parque fica praticamente na praia, separado apenas pelas dunas (tipicas da paisagem holandesa). Então de manha eu ia caminhar na praia, brincar com as criancas na areia e no final do dia, depois do jantar, ia la dar um oi pro mar.

Fora isso a casa era uma delicia. 5 quartos, 3 banheiros, sala e cozinha. Tinha banheira, sauna e uma tal de ducha solar. A casa nao tem vizinhos proximos, quer dizer, tem, mas tem um murinho, um monte de areia e nossa vista era para o quintal, ou seja, tinhamos a sensacao de estarmos sozinhos. Oi privacidade.

Ficamos apenas 3 noites, digo apenas porque eu realmente poderia ter ficado mais. Alem do parque ser bem tranquilo, a região que estávamos era linda!

Vilarejo cenário de filme: Goedereede

A uns 5 quilometros da nossa casinha ficava a vila de Goedereede, uma cidadezinha pitoresca, super charmosa com suas casinhas típicas, com cara de cenario de filme mesmo.

Esta foi uma importante cidade comercial medieval com suas próprias muralhas e um encanto único. Goedereede significa literalmente “porto seguro” e, de acordo com as escavações arqueológicas, o porto da cidade já era um local importante, mesmo na época romana.

Como os restaurantes estão abertos novamente no pais, decidimos almoçar por la. Fazia sol e frio. Alias, frio faz bastante por aqui, mas tivemos sorte: a previsão era de chuva no final de semana todo (levei uns 5 jogos para as ferias) mas tivemos muito sol e céu azul. Obrigada Sao Pedro.

Goedereede parece cenario de filme: linda e pitoresca
Goedereede parece cenário de filme: linda e pitoresca

Ostras frescas em Zeeland

E para terminar a viagem com chave de ouro dirigimos uma meia horinha a província de Zeeland para comer ostras. A região é conhecida pelo cultivo de ostras.

Anote o nome desta cidade caso você seja do time ostras: Yerseke. Um vilarejo pequenino no sul da Holanda, famoso pela cultura de ostras. Você pode visitar os tanques, fazer um tour e provar as ostras típicas da região.

Comemos na @oesterij e foi delicioso, nunca provei ostras tão frescas e saborosas na vida. Valeu muito a viagem!

Aliás, vou te dizer uma coisa: a costa da Holanda é linda. Este ultimo ano sem viagens me fez olhar com outros olhos para o país. Amo praia, mar e apesar de não termos um calor tropical, tenho aproveitado muito o litoral holandês.