29/09/2021

Por

Ana

Tudo bem que a Holanda é o país das bicicletas mas talvez você queira ou precise dirigir por aqui também. Para se locomover ao trabalho, para uma viagem ou porque ninguém merece pedalar na chuva e na neve. Mas antes de ligar o carro, veja se sua carteira de motorista é válida por aqui.

De passagem pela Holanda?

Se você está temporariamente na Holanda e precisa dirigir (a trabalho ou de férias), é aconselhável ter uma carteira de motorista internacional. Por quê? Bem, porque nem todo mundo aqui fala português e com uma carteira de motorista internacional não tem discussão: caso haja um controle policial eles saberão ler e interpretar o documento.

Não é obrigatório mas pode facilitar sua vida e evitar perguntas e problemas. Ter uma habilitação internacional pode prever (e evitar) stress.

Saiba o que fazer com sua carteira de motorista para dirigir na Holanda

Na Holanda como morador

Caso você more na Holanda, terá que obter uma licença holandesa:

Com habilitação da União Européia

Carteiras de motorista de outros países europeus são válidas por 15 anos na Holanda a partir da data de registro na prefeitura.

Com CNH brasileira

Caso sua carteira de habilitação original tenha sido tirada no Brasil, você tem direito a usá-la por 185 dias (a partir do registro na prefeitura). Após esta data você deverá obter uma carteira de motorista holandesa.

Tirar a carteira de motorista na Holanda significa fazer exames teórico e prático. Aconselho a buscar uma escola de motorista e discutir os preços e as possibilidades.

Eu vim pra cá com a minha habilitação brasileira, dirigi por 6 meses e me procurei uma escola de motorista. Fiz o exame teórico duas vezes: a primeira vez tinha certeza “que sabia tudo” e não passei… depois estudei e consegui a nota suficiente. Fiz umas 5 aulas para pegar o jeito holandês e fiz a prova pratica. Passei!

Fiz a prova em holandês mas existe a possibilidade de fazer em ingles, também.

Regra dos 30% (tax ruling)

Se está na Holanda como imigrante altamente qualificado e usufrui da regra dos 30%, você (e seu parceiro) poderá trocar sua carteira de habilitação estrangeira (independentemente de qual país) por por uma carta de motorista holandesa. Isso só é possível se a carteira de motorista estrangeira ainda for válida.

Para se candidatar a esta “troca” e dar entrada na carteira de motorista holandesa, você precisa de uma declaração das Autoridades Fiscais, o Beschikking Bewijsregel, que você pode solicitar junto com seu empregador. Em seguida você pode dar entrada no pedido na prefeitura onde voce está registrado.

Quer saber mais sobre a vida na Holanda? Não deixe de ler o e-book “Morar na Holanda” um guia prático com as principais informações, regras e leis do país. Ideal para quem está se preparando para uma mudança pra cá!