31/12/2021
Por
Ana
Eu tardo mas não falho: aqui fi-nal-men-te a receita desta torta maravilhosa, o tarte tartin de beterraba com cebola caramelizada. Digo finalmente porque já tem um tempinho que postei esta delicia nos stories e apesar do meu blog não ser exclusivamente de receitas, toda vez que posto receita, recebo um montão de perguntas me pedindo o passo a passo.
Tarte tartin significa torta invertida. A receita é de uma amiga, na verdade, do livro de receitas de uma amiga. Eu não sei quem a criou ou o nome do livro, se soubesse mencionaria aqui. Mas antes dos ingredientes, deixa eu te contar sobre esta minha amiga: pensa numa mulher LINDA.
Holandesa, loira, olhos azuis, 1 metro e 80. Três filhos, Head (sim, cabeça) de um departamento todinho de comunicação e marketing. Sabe aquelas pessoas que você olha e diz: UAU. Esta é minha amiga, que além de super competente no trabalho (sei porque já trabalhei com ela, foi assim que nos conhecemos), é mãe dedicada, linda e ainda cozinha PACAS. Ah e ela toca cello também…
Então, esta minha amiga adora cozinhar e tem as receitas mais saborosas do mundo mundial. Toda vez que almoço ou janto na sua casa, saio com uma receita anotada, ou um livro de receitas emprestado debaixo do braço. E assim foi com o tarte tartin. Ela preparou, eu comi, amei mas na ocasião esqueci de pedir a receita.
E aí semanas depois, pensando em algo saboroso para uma das festas de final de ano em casa, algo vegetariano, lembrei da torta. Liguei para amiga, ela mandou fotos do livro, fiz a receita e foi o maior sucesso – não só no Instagram – meus convidados amaram tanto que no natal repeti a dose.
Então aqui a receita para vocês, a torta fica linda e é muito saborosa. Sabe aqueles pratos que voce coloca na mesa e impressiona? É este tarte tartin aqui:
Ingredientes
Tarte tartin vegetariano
- 1 rolo de massa folhada (cerca de 375 g)
- 1 colher de sopa de azeite
- 40 gr de manteiga em pedaços
- 500 gr de beterraba (limpas e cortadas ao meio ou em quartos se forem muito grandes)
- 200 gr de cebola chalota (aquelas compridas) cortadas ao meio
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de vinagre de sherry
- 1 colher de chá de bagas de zimbro (jeneverbessen em holandês) levemente amassadas com a lateral da faca
Você também vai precisar de uma forma de tarte tartin ou uma frigideira que possa ir ao forno de 23 a 25 cm de diametro.
Molho de dill (endro)
- 35 gr de nozes picadas
- 3 colheres de sopa de dill (endro) picado
- raspas de meia laranja
- 2 colheres de sopa de suco de laranja
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 3 colheres de sopa de azeite
Como fazer o tarte tartin
Pré aqueça o forno a 200 graus.
Aqueça a frigideira com o azeite e a manteiga. Refogue por cerca de 2 minutos todos os ingredientes para a torta, tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra a frigideira com papel alumínio (ou coloque os ingredientes em uma forma de tarte tartin) e leve ao forno por 1 hora – depois deste tempo os vegetais devem estar macios, ao ponto de conseguir espeta-los com a ponta de uma faca.
Tire a frigideira do forno e arrume as beterrabas e as cebolas na panela mantendo distancia entre os vegetais.
Cubra a frigideira com a massa folhada colocando as pontas dentro da frigideira – lembre-se que esta massa será a base da torta.
Coloque a torta novamente no forno por mais 25 minutos ou até a massa ficar dourada.
Quando pronta, tire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de virar. Enquanto isso faça o molho de dill juntando todos os ingredientes.
Vire a torta e espalhe o molho antes de servir.
Eet smakelijk!