05/04/2022

Por

Ana

Como vocês estão nesse momento pós-pandemia-apocalipse-guerra? Eu vou te dizer uma coisa: as vezes sinto dificuldade em seguir produzindo e postando meu conteúdo do dia a dia sabendo que tem gente inocente morrendo em uma guerra absurda.

Pois bem, como durante a pandemia, tem dias que me vejo em uma montanha russa de emoções: me pego feliz aproveitando o sol, pensando na chegada da primavera e fazendo planos de viagem. Isso até ver uma foto de mais uma família separada por esta guerra sem noção. É um soco no estômago. Todo dia. Ontem mesmo deixei o jornal de lado, não liguei a TV e ignorei o máximo que pude até que vi as fotos de um casal ucraniano se casando nos escombros da guerra. “Que o amor prevaleça!”, pensei.

Apesar do mundo estar em pedaços, eu tenho minha própria realidade e, como nos tempos de lockdown, vejo que a vida segue aqui. Tem lancheiras que precisam ser preenchidas, clientes pedindo atendimento, fonoaudióloga com o caçula e filha em semana de prova. E tudo isso é bom e as vezes não faz o maior sentido.

Não dá para ignorar a guerra e não dá para parar a vida. Então, como boa libriana, tento encontrar o equilíbrio. To ajudando com doações, conversando muito em casa sobre esta situação toda e tocando a vida. É o que posso fazer e talvez nem seja muito, mas não dá para não fazer nada.

Há anos que apoio @artsenzondergrenzen (médicos sem fronteiras). E cheguei a criar uma campanha de doações no Instagram. Tenho doado semanalmente roupas novas e usadas, itens de higiene e dinheiro. É o mínimo, gente.

Também quis criar este artigos sobre doações para ficar registrado. Acho importante ajudar, reciclar e dar vida nova as roupas e outros itens como brinquedos e coisas de casa. Para as vítimas da Ucrânia e para quem esteja precisando.

Onde doar, reciclar ou dar vida nova as suas roupas em Amsterdam

Acho que estas formas valem para a Holanda toda:

Doar

Eu sou fã da kringloopwinkel, um centro de reciclagem/ loja de segunda mão onde voce pode doar e comprar de tudo. Vou muito a @rataplandiemen.

Vender

Uso sites como @marktplaats e @vinted para vender roupas e artigos em bom estado. Para artigos de luxo, gosto do @vestiaireco .

Trocar

Eu tenho um sistema de troca cazamigas. Ganho roupa para as crianças, doo roupa para as crianças e assim vai. É uma maravilha! Algumas lojas como a @hm tem um sistema de doação, você entrega roupas e tecidos (de qualquer marca) e em troca recebe um voucher com desconto para usar na loja.

Container de reciclagem têxteis

Este da foto. Tem um em cada esquina da cidade, você pode doar quase todo tipo de tecido desde que esteja limpo e seco.

uma forma de doar e reciclar roupas e tecidos em Amsterdam

Doações para a Ucrânia

O jornal @hetparool fez uma seleção de endereços onde você pode fazer doações para as vítimas da guerra. Neste artigo aqui. Além disso, o que eu noto é que vários grupos de bairro organizam doações. Em Ijburg, por exemplo, quase todos os sábados tem uma barraquinha na feira coletando doações.