13/04/2022
Por
Ana
O visto de moradia na Holanda é o primeiro passo para quem sonha em viver nos Países Baixos. É uma etapa obrigatória para quem tem planos de vir para cá legalmente. Existem algumas formas e motivos para dar entrada no visto de moradia e de trabalho, são motivos específicos que não se aplicam a todas as pessoas.
As formas mais comuns para dar entrada no visto de longa duração, o MVV, são:
- Matrimonio ou relação estável
- Filhos: crianças com menos de 18 anos que queiram morar com os pais, morar com tutores ou guardiões legais, morar com pais adotivos
- Asilo politico
- Au Pair
- Trabalho
- Estudo universitario
Quer saber mais sobre o processo de visto e o que fazer para migrar para a Holanda? Eu explico todo este processo no guia Morar na Holanda, um ebook prático com as informações necessárias para quem queira viver na Holanda.
Como foi o meu processo de visto
O meu processo de imigração começou em 2002 e neste meio tempo muitas coisas mudaram. O que lembro é que o procedimento foi lento, burocrático e caro. Eu me mudei para a Holanda em 2004, vim com visto por relação estável já que meu namorado (hoje marido) é holandês.
Demos entrada na papelada em meados de 2003 no consulado Holandês de São Paulo. Chegando aqui recebi um visto temporário, o verblijsvergunning. Com ele poderia viver e trabalhar normalmente no país. Cheguei a renovar o visto algumas vezes (o primeiro durou 1 ano, o segundo 5 anos) e depois de me casar e ter o diploma NT2 (do idioma holandês) pedi a nacionalização. Sou oficialmente holandesa há alguns anos.
Este foi o meu caso, que pode ou não ser o seu. Se quiser saber mais sobre o visto, eu indico o guia Morar na Holanda. Também ofereço consultoria individual onde posso explicar detalhadamente este processo. Além disso, aconselho a entrar em contato com a embaixada da Holanda no Brasil e o IND para obter informações atuais.
Morar na Holanda com passaporte europeu
Se você possui passaporte europeu, a história muda: você não precisa de visto e pode se inscrever na prefeitura da cidade holandesa onde irá morar. É bem mais fácil. Você será registrado no sistema holandês e receberá o BSN: burgerservicenummer, uma espécie de CPF que serve para tudo: da conta do banco, carta de motorista ao seguro de saúde.
Existem algumas regras para se inscrever, o tempo da sua estadia ou se você esta vindo pra cá a trabalho, por exemplo, podem influenciar este processo. A prefeitura também te pedirá alguns documentos oficiais, traduzidos e juramentados.
Imigrar exige tempo, paciência e perseverança, mas é com certeza uma experiência única!
Olá! Amei seu blogs! Me ajudasse please
Talvez serei transferida para Holanda…Meu marido ganha que visto? Ele poderá trabalhar normalmente?
Muito obrigado!!
Oi Ester, obrigada. Eu não sei te dizer exatamente qual visto você receberá. Me desculpe. Dê uma olhada no site do consulado para mais informações.
Olá Ester, tudo bem? Estou enfrentando esse mesmo cenário. Qual foi o visto do seu marido, afinal? Todas as informações que encontro não deixam claro qual tipo de visto para esse caso. Obrigada 🙂
Olá Ana, Sou Deborah
Tenho cidadania Italiana estou pretendendo morar na holanda, teria como passar algumas dicas ou mesmo muita coisa que não sei e teria interesse de de sabe.
Fico contente de saber que deu tudo certo ai para vcs.
Grata
Deborah Marangoni
Contato. marangoni.deborah1@gmail.com
Oi Deborah, eu tenho muitas dicas publicadas no blog. Dê uma olhada no menu ‘Morar na Holanda’ no site. Boa sorte!
Oba! Eu ACABEI de chegar e também imigrei como “partner”!
Cheguei em Julho! Ah..Que verão hein Holanda! Ainda bem que não contava com a sua astúcia! Rs
Brincadeiras a parte…se é que posso ajudar, e de fato, o consulado holandês no BRASIL ( para nós brasileiras obviamente) é a fonte oficial. Porém, vá ao SITE do consulado e vasculhe BASTANTE, procure tudo! Por que quando você liga minhas amigas… eles dizem assim ó: ” Bem, toda informação está no http://www.holandaevoce.nl , vc tem mais alguma pergunta?! ” ?
Mas está mesmo! Ha!
Então, pesquise, pesquise, pesquise e depois ligue com suas dúvidas no caderninho.
Holandês é direto e sem paciência. Isso pra Brasileiro significa grosseria! Então, sejam bem objetivas pra não partirem seus corações! Rs
Mas basicamente, o que mudou de lá pra cá:
Agora ( desde 2016 +ou-) TODO processo de imigração é feito no Consulado de SP. Não…não é em Brasília , nem muito menos na sua cidade. São paulo. Mas para ligar, pode ser no consulado da sua região.
Em caso de visto “partner” como o da Ana e o meu, a pessoa terá que fazer o processo de visto de longa duração” MVV”, e aliás tem dois tipos: o MVV que seu parceiro/a (cidadão/ã holandês ou residente por algum motivo) faz o pedido de sua imigração daqui dos Paises Baixos, ou o MVV em caso a própria pessoa envio o aplication pelo Brasil. Eu fiz a primeira opção. Mais rápido.
Tive que ir duas vezes a São paulo, a primeira para fazer o teste inburgering toets – exame de integração civil – em holandês tá?! Diga-se de passagem…. estude! Aliás procure um prof.! – (o teste é uma etapa necessária para SOLICITAR o visto, ou seja, um dos requisitos do aplication da imigração por parceria) e a segunda, Que foi para levar os documentos/passaporte que a embaixada pede pra colar o visto pra você viajar : detalhes 1) eles não te devolvem o passaporte no dia! Ou vc volta pela 3a vez a Sampa ou solicita envio por correio, mas leva até 20 dias pra chegar! Sugiro não marcar viagem antes de ter o visto na mão! Aliás, o Consulado sugere!! detalhe 2) esse “visto” estampado no passaporte NÃO é sua residência! Ao chegar na holanda vc tem 15 dias pra marcar de ir na imigração em Utrech e buscar sua ID. E depois tem que ir numa prefeitura ” Gemente” da cidade em que vai morar e pegar o BSN pra finalmente virar gente na Holanda! ???
E encurtei a história pela metade hein! Rs
Boa sorte!!
Oi Gabriela, obrigada por compartilhar sua experiência por aqui!
Olá. Estou pra me mudar pra Holanda, aparentemente usando o mesmo visto q vocês. Pelo que entendi no texto, pra que eu consiga a imigração, no teste de integração eles me fazem um questionário em holandês?
Oi Gabriela, o teste de integração é feito em holandês.
Oie, e se a você não sabe Holandes? tem que ser saber Holandes pra ir pra lá mesmo com visto de esposa de cidadão da UE? Obrigadaaa (:
Oi Isadora, com passaporte da UE não precisa falar holandês.
gosto muito da olanda e do povo só de vê pela internet e o no yutuby. como eu Faso pra te um visto pra mora ai.. obrigado
Olá Jailson, eu sugiro entrar em contato com a embaixada holandesa no Brasil para ver as possibilidades. Boa sorte!
Olá Ana, tudo bem?
Tenho uma dúvida… com esse visto de “partner” o valor que se paga para estudar em uma Universidade Holandesa é para EU/EEA ou non-EU/EEA?
Obrigada!
Oi Kery, com o visto você segue sendo non-EU/EEA. Apenas a nacionalidade te dará o direito de ser cidadão EU e pagar o valor para europeus.
Olá Ana, tudo bem?
Quando você conseguiu o visto para morar na Holanda, você se casou com seu namorado pra conseguir o visto ou ja é declarado relação estável por namoro?
Olá, nos demos entrada no meu visto como ‘relacionamento estável’, ainda não éramos casados.
ruimelany1992@gmail.com
Tenho título de residência Portuguesa quer ir para a Holanda para ficar juntos com meu tio , como faço para obtenção da residência Holandesa?
[…] europeus, tornando a obtenção de vistos e autorizações de residência um desafio. Aqui tem um artigo sobre vistos de moradia e trabalho na Holanda, caso pense em viver […]
Oi Ana
Estou com uma dúvida sobre visto do cônjuge, consegue me ajudar?
Estou querendo fazer um mestrado, minha esposa terá direito a visto de trabalho?
Obrigado