01/09/2022

Por

Ana

Se você está de mudança para um país desconhecido, com família e filhos, deve estar se perguntando sobre a educação, os tipos de escola e o que é melhor para suas crianças. Bem, a boa notícia é que a Holanda é conhecida por ter uma educação de qualidade, com boas opções locais e também internacionais.

Escolher uma nova escola em um país estrangeiro não é simples: temos questionamentos sobre a metodologia, o idioma, o estilo lecionado e isso sem contar (o principal), a adaptação das crianças. Sei porque trabalho com muitas famílias expatriadas, que deixam para buscar moradia e o bairro onde vão morar, por exemplo, após selecionar a escola dos pequenos.

A escolha pelo tipo de escola é pessoal e uma duvida bem frequente das famílias que mudam de país, então você não está sozinha neste barco, acredite, e uma das grandes incertezas é a escolha entre a escola internacional ou escola local holandesa. Sendo assim, já quero te adiantar que não há regra e nem “melhor ou pior”, tudo depende das suas necessidades e expectativas – sem contar orçamento e lista de espera.

Escola internacional em Amsterdam

Vou dividir um pouco da minha experiência e conhecimento com você. Saiba que é comum optar por uma escola internacional quando a família vem morar no país por um tempo determinado. Neste caso, a escola internacional pode ser uma boa escolha já que os alunos recebem uma educação reconhecida internacionalmente e podem ser facilmente transferidos para outras escolas internacionais em todo o mundo.

Existem dois tipos de escolas internacionais na Holanda:

  1. Internacionais independentes (privadas)
  2. Internacionais parcialmente financiadas pelo governo ou município (públicas/privadas). 

Isso para todo país, se você está de mudança para Rotterdam, por exemplo, saiba que por lá também existem escolas privadas e semi-privadas.

Programa educacional padronizado (IB)

Muitas escolas internacionais em inglês seguem os programas padronizados do International Baccalaureate (IB). Esta é uma grande vantagem já que as crianças podem seguir o mesmo tipo de educação caso se mudem de país. O currículo é conhecido internacionalmente e uma transferência pode ocorrer de forma mais flexível.

Como encontrar uma escola internacional

A forma mais fácil é olhando no mapa (eu acho). Neste link você consegue ver todas as opções de escolas internacionais no país, assim é só começar a busca a partir da sua localização.

Para Amsterdam, eu fiz esta listinha para você:

  1. Winford Bilingual Primary School
  2. Amsterdam International Community School (AICS): tem duas unidades e é semi-privada
  3. The British School of Amsterdam

 

Em Amstelveen (do ladinho de Amsterdam), há estas três opções:

  1. Amity International School Amsterdam
  2. The International School of Amsterdam
  3. Amstelland International School

 

E em Hoofddorp (cidade próxima ao aeroporto Schiphol), essas duas:

  1. Gifted Minds International School
  2. Optimist International School

 

Em Amsterdam há também muitas escolas da comunidade internacional, como por exemplo, escolas de língua japonesa e francesa. Essas escolas garantem uma educação de qualidade para expatriados em busca de escolaridade em sua língua materna.

São elas:

  1. The Japanese School of Amsterdam
  2. Lycée Français Vincent van Gogh
  3. International French School of Amsterdam

Preciso matricular meu filho numa escola internacional?

Bem, como disse lá no início, escolher entre uma escola internacional ou holandesa é uma decisão pessoal. Envolve muitos aspectos como orçamento familiar e disponibilidade de vagas (há listas de espera em algumas), entre outras coisas. 

Sendo assim, muitas famílias optam pela escola holandesa pela praticidade e pela adaptação das crianças à língua e cultura do novo país. Frequentar a escola holandesa pode ser uma forma de se integrar mais facilmente, de fazer amigos locais, que vivem no mesmo bairro e de se ajustar de forma mais natural às mudanças.  

Meus filhos frequentam a escola holandesa, eles nasceram em Amsterdam e nós não temos planos de sair daqui, mas se um dia me mudar de país, talvez considere uma escola internacional (em inglês) pelo idioma e currículo padronizado. 

Para quem está nesta fase de escolher escolas, meu conselho é o seguinte – tanto para o ensino internacional ou local – comece sua busca por escola o quanto antes. Veja qual metodologia se encaixa melhor ao seu filho, mande email, entre em contato com a escola, com o diretor, converse a distancia para ver se há um match. Muitas escolas têm listas de espera, principalmente as internacionais semi-privadas, super populares por aqui.