27/02/2018

Por

Ana

Você está cogitando uma mudança para Amsterdam ou está de malas prontas para cá. Ai vem aquela duvida: onde morar em Amsterdam? Apesar da cidade ser pequena, existem sim diferenças entre as zonas e os bairros. Talvez você esteja buscando algo tranquilo… ou justamente o contrario: quer viver no centro, onde tudo acontece. Sem duvidas esta é uma das perguntas que mais recebo: “Ana, você tem sugestões de bairros para morar em Amsterdam?”

No meu caso, as duvidas chegam principalmente de famílias com crianças, e eu entendo! Se eu estivesse de mudança para sei lá onde no mundo, também entraria em contato com algum morador da cidade para me informar sobre um bom local para me instalar com a família.

Então se voce está de mudança pra cá, ou tem planos para tal, esses são meus bairros favoritos para morar. Vou ser sincera: a escolha é pessoal. Aceite esta listinha como uma sugestão ou como inspiração para iniciar sua própria busca. Apesar de achar o lado oeste da cidade (west) bacana, nunca morei lá, então fica difícil descrever o local detalhadamente. No mais, vou te dizer uma coisa: Amsterdam é provavelmente menor do que você imagina, então tudo acaba sendo relativamente perto. Dizem que em 30 minutos de bicicleta você chega onde quiser 🙂

E se você está buscando um corretor de imóveis para te auxiliar nesta busca eu tenho uma pessoa bacana para te indicar. Veja o formulário no final deste post.

Oost – zona leste

Watergraafsmeer

Foi o primeiro bairro em que eu morei em Amsterdam, não conseguia nem pronunciar o nome haha! O bairro fica na zona leste da cidade, uma região que tem crescido e se desenvolvido muito – cada semana aparece uma restaurante bacana ou barzinho novo. Minha experiência foi ótima por ser um lugar familiar e próximo do centro. Saímos de lá porque o apartamento em que morávamos ficou pequeno para a família que não parava de crescer.

Casa Frankendael em Watergraafsmeer

Casa Frankendael em Watergraafsmeer. Um simbolo do bairro dentro do parque Frankendael. Foto: Franklin Heijnen.

Zeeburg

O bairro é bem querido por famílias e tem bastante escolas e parques. Eu gosto muito da atmosfera do bairro que também oferece muitas opções bacanas de comercio e restaurantes. Muitas das minhas amigas moram em Zeeburg então eu frequento bastante esta área.

crianças brincando na rua no bairro de Zeeburg

Crianças brincando livremente em meio a uma arquitetura moderna: a cara de Zeeburg

Ijburg

É um bairro relativamente novo, fica na zona leste e faz parte de Zeeburg. É uma ilha residencial e onde moro atualmente, então sou suspeita. O bairro fica afastado do centro e é extremamente familiar: cheio de parquinhos, escolas e creches. Eu gosto muito daqui por morar na beira d’água e pelo espaço que tenho, as calçadas são largas, tem sempre vaga na rua e um parque atrás de casa com campo de futebol, hockey e tênis. Tenho a sensação de que moro no interior a 15 minutos da estação central.

nosso quintal em Ijburg

Nós amamos morar na beira d’agua

West – zona oeste

Westerpark

Como disse no começo deste texto, eu nunca morei neste canto da cidade mas a área do Westerpark eu frequento bastante. É um lugar bem mesclado, com varias culturas, fica pertinho do centro e do Westerpark, o parque que dá nome ao bairro.

Centro

Jordaan

Um dos bairros mais antigos do centro, o coração de Amsterdam. Fica entre canais e muitas casas são monumento históricos. Se eu não tivesse três filhos adoraria morar neste canto da cidade pela sua localização e beleza. Quem sabe daqui a alguuns anos…

casas do centro de Amsterdam

Típicas casas do centro de Amsterdam. Foto: Guilhem Vellut

Noord – zona norte 

Esta é uma das áreas mais promissoras de Amsterdam. Há muito desenvolvimento, casas, prédios e toda uma infraestrutura está sendo construída neste canto da cidade, do outro lado da agua para ser mais exata. É lá que fica o museu EYE e a torre A’dam.

Foto tirada da torre Adam, no lado norte da cidade

Zuid – Zona sul

Rivierenbuurt

Do ladinho de Watersgraafsmeer (do outro lado do rio Amstel) no lado sul da cidade fica o Rivierenbuurt. É um bairro bem familiar, centralizado e tranquilo. Era onde a Anne Frank morava com a família, a casa de verdade e não onde ela se refugiou. Eu morei ai do lado, alias fazia mercado e todas as minhas compras no bairro de Rivierenbuurt. Gostava muito desta área.

Ponte Berlage, Amsterdam

Do lado esquero, Watergraafsmeer, do lado direito, Rivierenbuurt. Foto: Franklin Heijnen

De Pijp

A Vila Madalena de Amsterdam! Quem é de São Paulo me entenderá. O bairro é muito vivo e tem sempre alguma coisa acontecendo dia e noite, é lá que fica a fabrica da Heineken e o Albert Cuypmarket, uma das feiras livres mais conhecidas da cidade.

Oud Zuid

Sem duvidas o queridinho de Amsterdam. O bairro mais chic e mais caro da cidade. A localização é maravilhosa, ao lado do centro, próximo aos museus e parques e com ótimas escolas. A procura é no entanto imensa e o preço salgado. É um bairro bem popular entre expats.

Oud Zuid em Amsterdam

Foto: Franklin Heijnen

No mais sugiro o seguinte: escolha um lugar próximo ao seu trabalho ou escola de preferencia, isto facilita muito na hora de pedalar ou de se locomover com o transporte publico – na Holanda o carro nem sempre é a melhor opção. Quer ter uma ideia do custo de vida por aqui? Neste post conto sobre o que os gastos mensais para uma família.

Se quiser conversar com uma corretora de imóveis, eu tenho uma pessoa para indicar. Ela é brasileira, atende o mercado de Amsterdam e arredores e faz até visita de casa por Skype se precisar.

    Boa sorte e sucesso com a mudança!