21/12/2012

Por

Ana

Como já disse anteriormente, natal sem peru não é natal. Então aqui na Holanda comecei uma pequena tradição há alguns anos. Testei algumas receitas até chegar nessa aqui, inventada por mim mesma, com ingredientes que gosto. Faço uma marinada para o peru e deixo ele “nadando” lá por algumas horas. A carne fica super macia e saborosa. O mais gostoso é que o caldo do assado eu uso como molho.

 

Esse foi o peruzão do ano passado!
Servi com a farofinha em volta e não assei com bacon

Ingredientes:

* Peru (entre 3 e 3,5 quilos)
* 1 garrafa de vinho branco seco
* Mostarda (de preferência dijon)
* 4 cebolas médias
* 4 dentes de alho
* Tiras de bacon
* Azeite ou manteiga
* Ramos de tomilho
* Sal e pimenta

Eu começo esfregando o sal, a pimenta e o azeite no peru, depois coloco a ave em um recipiente e adiciono os dentes de alho inteiros (descascados) e as cebolas partidas ao meio (ou em 4 se forem muito grandes). Esfrego umas 4 colheres de mostarda no peru e coloco o vinho branco e o tomilho. Normalmente faço isso logo de manhã cedo. Deixo o peru na geladeira por pelo menos 5 horas. A cada hora eu rego a ave com a marinada.

Umas duas horas antes de assar, eu retiro o peru da geladeira para que ele fique em temperatura ambiente. Pré-aqueço o forno a 180 graus. Coloco o peru com toda a marinada em uma assadeira, cubro o peru com as tiras de bacon, embrulho tudo com papel alumínio e coloco para a assar. O tempo de forno depende do tamanho da ave, são mais ou menos 40 minutos para cada quilo. Uma hora antes do término do tempo do forno, retiro o papel alumínio para que a carne fique bem dourada. Também rego o peru com o molho para não ressecar. Quando terminado, eu retiro a ave da assadeira e a cubro novamente com papel alumínio. Deixo descansar por meia hora antes de servir.

O molho que sobrou na assadeira eu coloco no liquidificador. É só bater e coar. Se você achar que o molho ficou muito ralo, você pode engrossá-lo, na panela, com uma colher de sopa de maisena.

Sirva a ave com o molho, o peru fica bem molhadinho e super saboroso!

Esse ano vou fazer batatas e vegetais grelhados como guarnição. Eu também faço farofa, mas costumo não rechear o peru. Sirvo à parte. Detalhe, aqui na Holanda o peru não é vendido congelado – e ele não é temperado e tampouco vem com termômetro.

Com ou sem peru, desejo a todos vocês um lindo natal!

Fijne kerstdagen!

Assim nasceu a tradição: meu primeiro peru holandês em 2004