10/01/2023
Por
Ana
Feliz ano novo!
Nem acredito que 2023 começou e ao mesmo tempo nem parei para pensar muito nisso (final de ano X começo de ano) até que me avisaram que ia dar meia noite. Achei que Dezembro fosse ser suave – foi corrido – e quando vi: férias, natal, família, viagem e happy new year!
Quase todo final de ano recebo família em casa, minhas irmãs, meus pais, sempre aparece alguém por aqui. Daí viajamos ou não. Mas este ano ninguém veio para o natal (calma, não foi deprê), passamos o dia 24 e 25 em família, com peru e tudo, e no dia 26 (segundo dia de natal por aqui), voamos para Portugal.
Eu já fui umas tantas vezes para Portugal, adoro, e minha irmã caçula mora em Lisboa, então se depender de mim, vira ponte aérea. A idéia deste ano foi ver meu sobrinho que nasceu em março + comemorar os 40 anos da minha irmã que vive no Brasil + passar o réveillon fora de casa. Por isso o tour Portugal de uma semana.
De Amsterdam para o Douro
Começamos nosso tour no Douro, uma região linda que ainda não conhecia. Voamos de Amsterdam para o Porto, alugamos um carro e dirigimos cerca de 70 quilômetros ao nosso destino, a cidadezinha de Baião. A viagem é tranquila, a estrada boa e o clima de montanha presente. Para quem vive em um país plano como a Holanda, estar entre vales e montanhas é sempre especial e diferente do dia a dia.
Fomos acompanhando o rio Douro pelo caminho e na paisagem víamos casas típicas de pedra e muitas plantações de uva. A região é super conhecida por seus vinhos e foi bonito ver quintas e vinícolas pela estrada.
Hotel dos sonhos
Nossa primeira parada tinha um motivo especial: o aniversário de 40 anos da minha irmã do meio (sou a mais velha de três), e a aniversariante, que tem um ótimo bom gosto, escolheu um lugar apropriado e lindo para comemorar seu dia. Justo, né? Ainda bem que ela me chamou pra festa.
Nos hospedamos no Portovella Lodges & Bungalows que foi perfeito para nossa numerosa família. Viajamos em grupo, acho que no total mais de 20 pessoas. Foi super bacana porque cada família tinha seu quarto – and privacidade – e ao mesmo tempo estávamos todos juntos. O hotel não é tão grande, o café da manhã era servido no quarto. Eu, meu marido e filhos ficamos em uma espécie de apartamento com 2 quartos e uma sala com cozinha apelidado de QG: era lá que nos reuníamos para bater papo e tomar vinho.
Conheça o hotel, veja valores e disponibilidade nesse link aqui.
Vinícolas e quintas
Adoraria postar uma lista das quintas e vinícolas locais que amamos, mas a verdade é que por ser inverno, quase tudo estava fechado (anote: teremos que voltar), mas nesses dias no Douro aproveitamos a culinária local (leia-se comi muito), os vinhos da região (leia-se bebi muito) e o hotel com esta vista surreal de linda.
No quesito “rolei-de-comer-meus-deus-queria-de-novo”, eu super recomendo a Tasquinha do Amado. Sério, comemos muito bem. De bacalhau a cortes de carne, com um atendimento gentil e paciente (obrigada Miguel e Inês) que aturou um grupo enorme com crianças de zero a 13 anos.
Do Douro para o Porto
Do Douro voltamos para o Porto onde passamos duas noites. Já conhecia a cidade e tinha boas lembranças. No entanto, me lembrava de um Porto ensolarado, com 18 graus e céu azul no natal – na época até churrasco fizemos. Então minha expectativa para este retorno estava lá em cima. Mas a realidade foi outra: choveu muito.
Por sorte temos capas de chuva, crianças acostumadas com o inverno europeu e uma casa deliciosa! Alugamos uma casa todinha com cozinha, sala (linda) de estar e quatro quartos para a minha família e das minhas irmãs. A gente gosta de ficar juntas quando viajamos e eu acho uma casa com crianças muito prático. Se precisar, dá para cozinhar (o que eu fiz apenas uma noite nessa viagem), e tínhamos um espaço em comum onde nos reuníamos para conversar, brincar e jogar. Bem férias, sabe?
Veja a casa nesse link aqui, dá para alugar quartos individuais também, mas eu super recomendo a casa toda em grupo.
O que fazer no Porto (mesmo com chuva)
Nós não tínhamos uma lista de pontos turísticos ou passeios que queríamos visitar, a gente gosta de passear sem destino e curtir as coisas boas da cidade sem pressa. Nossos dias consistem em caminhar, parar para comer, caminhar, descansar (com uma comidinha), andar mais um pouco, almoçar, e assim vai. Com sorte encontramos um parquinho no caminho.
E mesmo com chuva conseguimos fazer bastante coisa. O que eu recomendo:
- Mercado Bom Sucesso
- Livraria Lello – compre o ingresso online, de preferência para o primeiro ou último horário
- Rua Santa Catarina para ver vitrines e fazer compras. Nessa mesma rua fica o lindíssimo Café Majestic, tinha uma filinha para entrar, mas a espera vale a pena
- Mercado do Bolhão – um mercado histórico no centro da cidade que reabriu depois de anos de reforma
- Café A Brasileira
- Estádio do Dragão – os meninos foram ver um no jogo do Porto, não lembro o nome do time adversário mas os donos da casa ganharam com muitos gols o que tornou esta experiência ainda mais legal
- Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas
- Estação São Bento
- Cais da Ribeira
Do Porto para Lisboa
Saímos do Porto e pegamos a estrada sentido Lisboa. Mas antes paramos em Mealhada para almoçar no famoso Pedro dos Leitões. Se você gosta de carne de porco, vale a viagem. O restaurante é enorme, super tradicional e serve basicamente leitão assado. A carne é super macia, a casquinha crocante e acompanha um molho delicioso. Isso com batata chips fritas na hora. Comemos muito e bem. Aconselho fazer reserva com antecedencia, apesar do restaurante ser enorme, tem fila de espera gigante também.
Apartamento maravilhoso
Em Lisboa nosso grupo se dispersou: minha irmã caçula voltou para a casa dela, nós ficamos num hotel marromenos e minha outra irmã foi para um Airbnb maravilhoso. Tão bom e tão lindo que no último dia nos mudamos para lá também.
O prédio é bem moderno, pertinho da Torre de Belém. O apartamento é lindo, bem decorado e super confortável. Perfeito para um casal com uma criança – aí você me pergunta: o que você fez com seus outros dois filhos, Ana? – Bem, o pequeno foi para o airbnb do amigo que estava viajando com a gente e o outro dormiu no sofá que segundo ele era “muuuuuito gostoso”.
Veja o apartamento aqui, eu super recomendo.
Lisboa com as crianças
Nós já fomos algumas tantas vezes para Lisboa, então para os meus filhos ir à cidade significa visitar a tia e agora o priminho. Neste artigo aqui tem dicas de Lisboa e praias no verão e alguns dos meus restaurantes favoritos. Neste outro aqui tem mais dicas de passeios pela cidade, durante uma viagem que fiz sozinha.
Agora algumas coisas que fizemos com as crianças desta vez e eles amaram:
- Oceanário de Lisboa – é lindo! Já conhecíamos o aquário e voltamos, as crianças amaram. Estava bem cheio mas foi um passeio ótimo em uma tarde chuvosa. Compre o ingresso com antecedência e evite filas.
- Passeio de tuk-tuk – eles se divertiram em um tour pela cidade. Fomos sacolejando até o Castelo de São Jorge e foi bem engraçado. Um passeio para todas as idades. Aliás no castelo aconteceu algo curioso: compramos os ingressos com antecedência, chegamos até lá, estava lotado, com filas enormes, pulamos a fila pois tínhamos ingresso, mas daí nos demos conta que tínhamos recebido apenas o recibo por email, nada de ingressos. Ou seja: não entramos 🙁 felizmente nos devolveram o dinheiro mas perdemos o passeio. Fuén fuén.
- Mercado da Ribeira – nós sempre passamos pelo Time Out quando em Lisboa. Um quer pizza, o outro bacalhau e o outro sorvete. Nesse mercado tem de tudo para todos os gostos.
- Andar de patinete elétrico (trotinete) – quando fomos para Paris no ano passado, os meus dois filhos mais velhos piraram no patinete elétrico, então quando viram os exemplares em Lisboa, não foi diferente, queriam “brincar” o dia todo. Quem mais andou mesmo foi meu marido, enquanto eu caminhava ou ia de Uber com o caçula (ou quem estivesse cansado), ele aproveitava para cruzar Lisboa sobre duas rodas.
Escrevendo este post me dei conta de que fizemos tantas coisas que uma semana pareceu um mês. Eu adoro essas viagens em famílias mas é bem diferente de praia e resort. Eu brinco que city trip descansa a cabeça mas o corpinho… senhor, eu volto quebrada e cansada pra casa, querendo férias das férias, sabe?
Bem, já posso adiantar que as próximas férias estão programadas e que serão bem esportivas, vamos esquiar, então até lá vou ver se reservo um tempinho para uma massagem relaxante haha!