08/10/2016
Por
Ana
Eu não sei você, mas minha fome aumenta com a queda de temperatura. Então basta o termômetro baixar para eu me tornar esta pessoa faminta que sou. Isso não contribui necessariamente com o meu corpitcho de mãe de três que ainda precisa perder alguns quilos da ultima gestação, mas fazer o quê: o outono está aí e eu sou mais feliz quando bem alimentada.
E eu adoro comida de inverno. Posso viver de lasanha, de stoofvlees (uma carne de panela holandesa divina), de erwtensoep, de abóboras e pastinaak, uma raiz que lembra o gosto da mandioquinha.
Com o frio desta semana bateu a vontade de comer uma comidinha de mãe holandesa – eu sei, minha mãe nem holandesa é, mas acho que a vivencia neste país me ensinou a acalentar a culinária do país. Fiz hutspot, que nada mais é do que um purê grosseiro de batatas, cenouras e cebola. É comida de criança com uma temperada adulta graças a cebola. Também aproveitei para fisgar umas batatas e cenouras durante o cozimento (antes de colocar a cebola) para a papinha do Rafael – sim, ele começou a comer sólidos!
Ingredientes
- 1 quilo de batata
- 500 gr. de cenoura
- 250 gr. de cebola
- 2 tabletes de caldo de frango ou 1 litro de caldo de frango
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal e pimenta a gosto
A receita é bem simples: descasque e pique as batatas e as cenouras. Cozinhe cerca de 10 minutos no caldo de frango ou na água fervente com os tabletes de caldo de frango. Adicione as cebolas e cozinhe por mais 5 minutos ou até que os legumes estejam macios. Escorra a água, reserve um pouco do líquido, adicione a cebola e amasse tudo com o socador. Coloque um pouco da água do cozimento caso esteja grosso demais, mas o hutspot deve ficar grosseiro e não tao fino quanto purê.
É gostoso servir com carne e molho.
Esta receita é uma base, dá para substituir e acrescentar legumes. Segundo o wikipedia, os moradores dos países baixos comem hutspot há mais de 500 anos, antes mesmo da batata ser introduzida na Europa. Na época a receita era de pastinaak e cenoura.
Eu amo esse prato! Noivo Holandes faz sempre! Fez sucesso no inverno do Brasil!
É bem simples mas gostoso 😉
Ana,
Vim agradecer a receita! Meu marido não é fã de pure de batata, mas esse ele comeu, e AMOU! Talvez por ter diferentes texturas, ou porque fiz junto com o Stoofvlees (assim? – aliás, que prato sensacional!), não sei, mas ele literalmente rapou o prato hahah!
Muito obrigada!!!
Beijos!
Oi Natalia, que legal! Bom saber que o prato fez sucesso em casa 😉