19/02/2020

Por

AnaAna

Este ano comemoramos 9 anos na nossa casa. A primeira casa que comprei na vida e na Holanda. Sei que conselho a gente não dá, mas uma coisa é certa: se você planeja morar por alguns anos em Amsterdam – ou qualquer outra cidade da Holanda – talvez valha a pena comprar uma casa ao invés de alugá-la.

Eu explico.

o sonho da casa própria na Holanda: vale mesmo a pena?

As vantagens da casa própria

Encontrar um imóvel para alugar em Amsterdam é tarefa difícil: há muito mais procura do que oferta. Fora isso, os preços do aluguel são bem altos – expliquei neste post como alugar uma casa na Holanda. Isso significa que ao comprar uma casa, voce poderá ter uma vantagem financeira a longo prazo.

Segundo os corretores de imóveis, você poderá economizar entre € 50.000 e € 80.000 em 5 anos se comprar um imóvel em comparação ao aluguel.

A parte financeira é extremamente atrativa: quem não quer economizar uma soma dessas em alguns anos de Holanda? Além disso existem outras vantagens em ter casa própria: você pode reformar e adaptar a casa de acordo com suas necessidades; e seu gasto mensal com a hipoteca será relativamente estável caso os juros sejam constante.

Escolha entre comprar ou alugar

Avalie cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de optar por alugar ou comprar. Considere também sua renda mensal para viver. Leve em consideração os custos fixos e os custos extras. Também dê uma boa olhada em sua própria situação e desejos para o futuro. As seguintes perguntas podem te ajudar a refletir sobre esta decisão:

  • Quanto tempo você quer morar em algum lugar e qual a sua flexibilidade?
  • Você tem certeza do novo local residencial? Quer ficar neste bairro ou cidade por alguns anos?
  • Sua renda é estável?
  • Você é elegível para uma casa de aluguel social?
  • Você tem direito a subsídio de moradia?
  • Quanta manutenção é necessária para a casa que você tem em mente?

Orientação e financiamento para compra de imóvel

Caso você decida por comprar uma casa, se informe com antecedência sobre os prós e contras da compra, assim como as possibilidades financeiras de fazê-lo. Em muitos casos, pode ser vantajoso ter um profissional que te guie durante o processo de compra, principalmente se voce está chegando no país agora, more aqui há pouco tempo ou não domine o idioma holandês. 

Se quiser conversar com uma corretora de imóveis, eu tenho uma pessoa para indicar. Ela é brasileira, atende o mercado de Amsterdam e arredores e faz até visita de casa por Skype se precisar.