03/02/2023

Por

Ana

Pedalar faz parte da cultura holandesa, já disse muitas vezes aqui que bicicleta é meio de transporte (e até contei como pedalar mudou minha vida) então ensinar nossas crianças andar de bicicleta é fundamental. Quem me acompanha por aqui ou no Instagram há mais tempo, já deve estar cansado de me ver pedalando. Mas como ensinar nossos filhos a pedalar (sem rodinhas)? Deixa eu te contar como foi aqui em casa.

Três filhos, três maneiras diferentes de aprender

Bem, eu tenho três filhos e uma das coisas que aprendi com eles em matéria de pedalar foi: a criança tem que estar pronta para aprender a andar de bicicleta, não adianta forçar a barra! Julia, minha filha mais velha, foi aquele bebê “by the book”. Fez tudo conforme o previsto, no seu exato tempo – ou pelo menos no tempo que a sociedade espera.

Enfim, Juju amava o patinete e não ligava muito para bicicleta, mas uma vez na escola (aos 4 anos para ser exata), começamos a incentivar a bicicleta. No caso dela, ela aprendeu a pedalar primeiro com rodinhas, depois o pai (mérito total do meu marido) corria atrás dela dando apoio até ela se equilibrar e pedalar. Isso por volta dos seus 6 anos de idade.

Enquanto Juju aprendia a pedalar e cruzava o bairro inteiro de patinete, Miguel, meu filho do meio, não se separava da sua loopfiets, aquela bicicleta de equilíbrio. Engraçado que ele nunca nem ligou pro patinete. Olha ele na bicicletinha aqui, quando o Globo Repórter apareceu em casa.

Juju pedalando sozinha

Bem, na mesma época em que a Julia aprendeu a pedalar, Miguel disse que queria tentar também. Eu me lembro muito bem deste dia porque eu não estava em casa. Meu marido me ligou e me disse algo mais ou menos assim: “você não vai acreditar no que aconteceu, Miguel está pedalando!”. É que neste dia, meu marido tinha decidido colocar as rodinhas na sua bicicleta, já que ele estava pedindo para pedalar como a irmã. No entanto, filhote e pai brigaram porque o menininho de 3 anos e meio insistia em pedalar sem as rodinhas de apoio. Pai cansado de ouvir, pensou, “vai e tenta, vai cair e depois eu coloco as rodinhas”, coisa que nunca aconteceu! Rá!

O caçula não queria pedalar

Aí chegou a vez do caçula e posso te dizer que dos três, Rafael foi o mais relutante a aprender: preferia o patinete, como a irmã, ou andar de carona na bakfiets (aquelas bikes cargos). Nós tentamos incentivar mas a verdade é que ele não tinha muito interesse.

Daí tivemos uma ideia: começar do começo, voltar para a base, a loopfiets (bicicleta de equilíbrio). Mas o meu bebê tem 6 anos e quase 1,40 m de altura e a loopfiets que tínhamos em casa era minúscula para seu porte. Então compramos uma bicicleta pequenina onde ele conseguia apoiar os pés no chão e tiramos o pedal. Funcionou!

Confira essas opções de bicicletas de equilíbrio:

Dicas para pedalar sem rodinhas

O que fez toda diferença pra o Rafael nesse processo:

  • Começar em uma bicicleta pequena (que a criança consegue apoiar os pés no chão) e sem pedal. Como disse, nós tiramos o pedal de uma bicicleta comum, mas você pode usar aquelas bicicletas próprias, loopfiets chamadas aqui.
  • Deixamos ele brincar na bicicleta sem pedal para obter equilíbrio, quando ele estava se sentindo seguro, fazíamos brincadeiras do tipo “levante um pé” e depois “sem os dois pés”
  • Conseguindo se equilibrar e frear, foi a hora de colocar os pedais de volta. E com um empurrãozinho, ele conseguiu pedalar sozinho.

Como ele não precisava se preocupar com o equilíbrio, pois já tinha aprendido sem os pedais, o único que precisava fazer era se concentrar em pedalar!

Eu fiz esse vídeo explicando o processo, é curtinho mas dá para acompanhar o progresso dele. Acho que em termos de tempo, ele levou alguns meses para aprender, podia ter sido mais curto porque o equilíbrio veio rápido, mas Rafael é Rafael e encasquetou que só ia colocar os pedais de volta no ano novo. Vai vendo…

O importante é que ele aprendeu e está mega orgulhoso! Vai agora para a escola pedalando ao nosso lado na sua própria bicicletinha. Tão fofo. E mais uma vez, o que realmente aprendi com os três filhos: a criança tem que estar pronta para aprender a andar de bicicleta, não adianta forçar a barra. Um foi sozinho aos três anos e meio, o outro precisou de mais apoio e foi aprender agora aos seis anos e meio. E está tudo bem!