14/04/2013

Por

Ana

Pisquei o olho e a semana passou. Clichezão, mas verdade: esta semana voou.
Além da correria de sempre, os últimos dias foram marcados por acontecimentos importantes. O mais legal deles é que o Miguel tomou gosto por andar! Deslanchou. Ele havia dado seus primeiros passinhos há algumas semanas, mas depois de ensaiar um fim de semana inteiro desistiu da brincadeira e voltou a engatinhar. Ele na verdade, não engatinha, ele se arrasta com uma perninha, parece um macaquinho. É ligeiro e a coisa mais fofa do mundo.

Mas agora parece sério, o meu bebê quer ser menino e está se aventurando sobre suas duas pernocas. Quero só ver quando ele começar a correr, ai dancei…

Esta semana, coincidentemente ou não, fiz muitas receitas que estão aqui no blog. Quando o tempo aperta eu busco meus pratos rápidos e já conhecidos pela família. Teve peixe com lentilha em um dia, purê de batata doce no outro {cozidas no microondas} e penne com atum e tomate seco que a minha holandesada ama. É uma daquelas receitas super fáceis que ficam prontas em 15 minutos. E o melhor: o que sobrar {se sobrar} você come no outro dia como salada.

Inline image 1

Então se você está procurando um macarrãozinho fácil, daqueles do tipo “pasta-salada” com cara de final de semana, achou!

Ingredientes
* 250 gramas de macarrão tipo penne {eu uso integral}
* 2 latas de atum em conserva {em óleo ou azeite}
* 1/2 pote de tomate seco em azeite {mais ou menos 12 tomates}
* 2 colheres de sopa de alcaparras
* 2 dentes de alho
* Rúcula
* 3 colheres de sopa de azeite
* Sal e pimenta

 

Eu coloco a água do macarrão para ferver e assim que o macarrão começar a cozinhar ponho uma frigideira no fogo com o azeite e os dentes de alho {inteiros}. Deixo o alho dourar e abaixo o fogo. Enquanto isso, corto os tomates seco em tiras. Coloco os tomates na frigideira e logo depois adiciono o atum. Eu escorro o azeite de uma lata, da outra lata eu coloco o atum com azeite e tudo. Por fim coloco as alcaparras e tempero com sal e pimenta. Deixo o atum cozinhar por uns 3 minutos em fogo bem baixo. Quando o macarrão estiver pronto, misturo o “molho” à massa e sirvo com rúcola. Fácil assim!

PS: as crianças comem sem rúcula, porque segundo a Julia ela não come “flor” 😉 Você pode servir quente ou frio, o macarrão fica uma delícia como salada.