10/05/2022
Por
Ana
O mês de maio chegou com férias, a meivakantie, na verdade as aulas escolares terminaram no finalzinho de abril, e nós aproveitamos para viajar uns dias com as crianças. Minha irmã mais nova mora em Lisboa e está a ponto de ter seu primeiro filho: motivo mais que especial para fazer as malas e viajar com a família toda para Lisboa.
Nós fomos uma semana para Portugal, voamos de Amsterdam à Lisboa e por pouco – bem pouco mesmo – quase não chegamos. O aeroporto de Schiphol estava um caos: falta de funcionários e as tradicionais férias de maio (quando parte do país viaja e a Holanda recebe centenas de turistas para ver as tulipas) geravam filas imensas. Ficamos 3 horas em pé e chegamos no tempo exato para embarcar.
Mas uma vez no avião, aí foi só relaxar.
O voo é tranquilo e em 2 horas e meia chegamos a Lisboa. Mostrei o caos e nossos primeiros dias em Lisboa neste vídeo.
Casa na praia em Sesimbra
Minha irmã mora em Lisboa e apesar de adorar a cidade, optei por alugar uma casa fora do centro. Fomos para a região de Sesimbra, a uns 40 minutos de carro de Lisboa. Alugamos uma casa deliciosa na Aldeia do Meco. A ideia era curtir Lisboa (quando quiséssemos ou se meu sobrinho nascesse) e aproveitar o litoral.
Foi a combinação perfeita para minha família. Com três crianças, o que eles mais querem é espaço e piscina, e ali tínhamos os dois. Acordávamos devagar, sem pressa, marido ia a padaria da vila comprar pão fresco e pasteis de nata. Tomávamos nosso café, as crianças nadavam, nós trabalhávamos um pouco e depois saíamos “em aventura”. No final do dia de praia voltávamos para a casa para mais piscina.
Para ser perfeito mesmo só faltava a piscina ser aquecida, mas demos tanta sorte com o tempo – fez verão na primavera – que as crianças nadavam de qualquer forma. Independente da temperatura da água.
Praias próximas a Lisboa que valem a pena conhecer
Nós tivemos nossos dias e nossos programas em Lisboa mas o que mais fizemos mesmo foi aproveitar o litoral. Foram férias de verdade, com muito sol e areia. O mar é geladíssimo, mas fez tanto calor que até nos arriscamos nas águas congelantes.
Nosso roteiro de praias em Lisboa:
Praia do Meco
Era a praia da “nossa casa”, da nossa aldeia. Fomos ao Meco e a praia das Bicas. As duas são bem bonitas. No primeiro dia estava bem nublado, então aproveitamos para caminhar e correr na areia.
Se estiver por lá, recomendo duas coisas:
- O bar do peixe: o melhor peixe que comemos durante esta viagem. Restaurante delicioso com uma vista linda. Você escolhe o peixe fresco que quer comer, eles pesam e preparam na hora. Divino.
- Por do sol no Meco: leve uma toalha, um bom vinho e se prepara para um por do sol magnífico.
Castelo de Sesimbra
Podia dizer que “no meio do caminho tinha um castelo” porque foi exatamente o que aconteceu. Não sabia que Sesimbra tinha castelo e não planejamos a visita, mas no caminho para a praia da Califórnia avistamos uma construção e fomos lá ver. A vista é lindíssima! Caminhamos pelo antigo muro e absorvemos um pouquinho da história local com as crianças.
Praia da Califórnia
Eu achei a praia linda, comprida e vazia. Acho que no verão a história muda bastante, mas em maio não tinha ninguém. Paramos o carro na praia, caminhamos pela orla e escolhemos um restaurante para almoçar.
Depois do almoço fomos caminhar na praia e brincar na areia. Fazia calor de verdade e até no mar eu entrei. A praia tem umas casas típicas, um vilarejo bonitinho e uns prédios enormes a beira-mar. Uma mistura de antigo charmoso caindo aos pedaços.
Lagoa da Albufeira
É uma lagoa ao lado do mar, um lugar bem agradável e bem família. A água da lagoa era bem mais quente do que a dor mar e as crianças nadaram bastante. A paisagem é linda com a lagoa e um areal (tipo dunas) que separava o mar do lago. Foi um dos lugares que as crianças mais gostaram.
Almoçamos em um restaurante português bem simples e muito gostoso na lagoa, por ser maio, apenas um restaurante estava aberto.
Cascais
Eu adoro Cascais, fica bem próximo a Lisboa e a uma hora de carro do Meco (onde estávamos). Mas eu queria muito mostrar esta região ao meu marido e filhos. Passeamos pelo centrinho que eu acho um charme e nos encontramos com o resto da família (minha mãe e irmã) na praia da Rainha: uma praia minúscula e rochosa no centro da cidade.
Caminhamos pela curta orla e almoçamos na Cappriciosa, uma pizzaria a beira mar. Meus filhos amaram – quem não ama comer pizza no almoço? – e logo fizeram amizades na areia. Foram jogar bola com holandeses e portugueses enquanto o resto da família curtida a tarde de sexta-feira debaixo de uma palmeira.
Sabe o que mais me chamou atenção em Cascais? A quantidade de jovens e crianças que iam para a praia depois da aula. Gente, que sonho! Eu nasci e cresci em São Paulo e apesar de ter tido a sorte de visitar muitas praias (e piscinas) na minha infância, eu só ia ao mar nas férias e feriados, tinha que ser programado, sabe? Achei maravilhoso ver este after school nas areias.
Costa da Caparica
A costa da Caparica é extensa, enorme e estava lotada. Fomo em um sábado de sol com toda Lisboa para a praia. E estava uma delícia. Fomos de carro, há um estacionamento privado e passamos o dia todo por lá.
Foi bem farofa na praia com criançada, minha irmã gravidíssima, seu marido, sogra e nossa mãe. Levamos comidinhas, bebidas e quando tudo acabou e a fome bateu de verdade, corremos para o Leblon, um beach club bem bonito na praia. A comida não estava maravilhosa, mas a companhia e o lugar estavam perfeitos.
Achei uma vibe bem Ibiza com house music, vinho gelado e o marzão de frente.
4 restaurantes imperdíveis em Lisboa
Eu já fui algumas vezes para Lisboa, então pulei o passeio turístico, ignorei os pontos obrigatórios e fiz apenas o que estava com vontade, nos lugares que gosto de ir. Tendo irmã que mora na cidade, me senti praticamente uma local haha.
Sud Lisboa
No dia 3/5/2022 completamos 15 anos de casados. A data valia uma comemoração em um lugar especial. As crianças ficaram com os tios e nós fomos jantar à dois no Sud Lisboa. O restaurante é delicioso, tem um menu especial e mais sofisticado, justo para comemorações de casamento.
O Sud fica à beira d’água ao lado da ponte 25 de Abril e tem uma vista linda. Comemos muito bem enquanto víamos os barcos a vela navegar pelo Tejo. Até música ao vivo (brasileira) teve. Eu não sei se foi o vinho, mas quando a cantora cantou “I love you a Thousand times” quase me emocionei. Foi muito especial mesmo. Com direito a champanhe e sobremesa da casa pelo aniversário de casamento.
Avenida Brasília – Pavilhão Poente
Time Out Markt
Eu adoro comer então um mercado gastronômico está entre os meus lugares favoritos sempre. O que eu gosto daqui é que cada um escolhe o que quer comer e não tem cara feia. De hambúrguer a amêijoas à bulhão pato (meu prato favorito), todo mundo sai feliz. A única desvantagem é que eu como muito, o que nas férias nem é algo tão ruim.
Av. 24 de Julho 49
Javá Rooftop
Acho que já falei do Javá aqui. É sem dúvidas um dos lugares que mais gosto na cidade. É um bar/ restaurante com uma vista linda de Lisboa. A comida é deliciosa – não é kids friendly – a música é boa e os drinks maravilhosos. Tem uma atmosfera de balada com um toque despretensioso. É cool, chiquezinho sem ser snobe.
Praça Dom Luís I, 30
Maat Café
Se você me acompanha há algum tempo, talvez já tenha percebido que eu e minha família amamos água. Moramos à beira d’água em Amsterdam e quando podemos, vamos atrás de mar, rio e barcos. Para o almoço do Dia das Mães não poderia ter escolhido um melhor lugar: brunch no Maat. O restaurante do museu – na beira do Tejo, claro – para celebrar nosso dia e curtir minha mãe e irmã antes de partirmos para a Holanda.
Eu acho brunch com crianças algo fácil de gostoso. Tem pães, ovos, croissant e panquecas com nutella. E tinha a vista com os barquinhos, sol e céu azul também.
Av. Brasília
[…] para Lisboa, então para os meus filhos ir à cidade significa visitar a tia e agora o priminho. Neste artigo aqui tem dicas de Lisboa e praias no verão e alguns dos meus restaurantes favoritos. Neste outro aqui […]