09/10/2019

Por

Ana

Se você está planejando uma mudança para a Holanda ou sonha morar em uma cidade como Amsterdam, pode estar se perguntando por onde começar. O que você precisa para viver na Holanda, quais passos tomar para conseguir realizar este desejo de viver aqui? Independente de qual for a sua motivação ou razão para começar uma vida holandesa, aqui um passo a passo para você planejar sua mudança para cá.

Se estiver buscando um guia prático com tudo o que você precisa saber para morar na Holanda, não deixe de ler o ebook Morar na Holanda.

Visto de longa duração

Em primeiro lugar você vai precisar de um visto de permissão para morar no país. O visto é onde tudo começa, sem ele você viverá sem documentação na Holanda. Brasileiros têm direito a 90 dias como turista no país. Passou desta data, um visto de longa duração (MVV) é necessário – se você tiver passaporte europeu a história muda, falo sobre isto neste post aqui. 

Existem alguns motivos para pedir o visto, infelizmente nem todo mundo tem direito. Estas sao as razões mais comuns:

  • casamento ou relação estável
  • família
  • estudo universitário
  • trabalho
  • au pair
  • asilo político

Neste post tem mais informações sobre vistos. Também te aconselho a olhar o site do IND.nl (serviço de imigração) para se informar sobre sua situação. A embaixada também é uma boa fonte de informação.

Planejamento financeiro

Fazer um bom planejamento financeiro antes de fechar as malas e pegar o primeiro voo com destino a Amsterdam é necessário. Não dá para se mudar sem saber quanto a vida custa neste canto do mundo. E acredite: a vida na Holanda é uma das mais caras na Europa!

Faça as contas, coloque seus gastos no papel. Consulte este post sobre custo de vida para ter uma ideia dos gastos na Holanda. Lembre-se que seu estilo de vida e o tamanho da sua família definem o tamanho das contas no final do mês, em termos de gastos fixos, tenha em conta:

  • moradia: aluguel ou parcela de hipoteca, água, energia e gás
  • Seguros: plano de saúde e seguro de casa
  • Supermercado: alimentação, produtos de higiene e produtos de limpeza
  • Telefone e internet 

Moradia

Encontrar uma casa é um desafio na Holanda, o mercado é saturado e concorrido. Principalmente nos grandes centros, como Amsterdam, Rotterdam e Haia. Além de um teto, você vai precisar de um endereço para se registrar na prefeitura e conseguir assim tirar seus documentos.

Comece sua busca por casas o quanto antes, aqui eu indico alguns bairros para morar em Amsterdam assim como um corretor de imóveis. Neste artigo explico como alugar um imovel na Holanda.

O que você precisa para viver na Holanda?

Escolas

Se você se mudar com filhos, terá que matricular as crianças em uma escola. O ensino é obrigatório na Holanda entre 5 e 16 anos. É dever dos pais inscrever os filhos em uma escola de preferência.

Quer saber como a escola funciona no país? Explico aqui. Também gravei um vídeo respondendo muitas perguntas sobre o ensino holandês. 

Plano de saúde

Plano de saúde é obrigatório na Holanda. Depois de se registrar na prefeitura, você tem 4 meses para contratar um plano de saúde de sua preferência. Existem muitas empresas que oferecem diversos tipos de planos. O governo estipulou com essas empresas um plano ‘básico’ para a população, que cobre o minimo necessario de assistencia medica. Ele custa em torno de 100 euros por pessoa ao mes. Caso você queira um plano com mais opções, como medicina alternativa, dentista e fisioterapia, por exemplo, olhe pelas opções “aanvullende verzekeringen”. Crianças nao pagam seguro de saude, elas podem usufruir do plano dos pais até completar 18 anos.

Na Holanda existe uma espécie de franquia chamada eigen risico (risco proprio). Esta é estipulada pelo segurador a 380 euros por ano. A franquia é descontada em algumas situações, por exemplo, uma ida ao pronto socorro será paga através da franquia. Assim como um exame de sangue por exemplo. A consulta ao huisarts (médico de família) é custeada pelo plano de saúde, mas o exame de sangue, não.

Trabalho

Como se manter na Holanda? Você já pensou em como se sustentar no país? O mercado de trabalho em geral é bom: a taxa de desemprego é baixa por aqui. Cerca de 3,4% (Julho, 2019. Fonte Eurostat) – no Brasil a taxa é de 12%. 

Existem muitas empresas internacionais e oportunidades no país. Já escrevi alguns posts sobre trabalho. Também tenho uma série de vídeos sobre emprego que pode te ajudar. 


Validação de diploma 

Dependendo da sua profissão, será necessário validar seu diploma na Holanda, principalmente se você trabalha com saúde ou educação. O processo pode ser longo e burocrático, por isso, se prepare! Gravei um vídeo com a Rafaelly que é fisioterapeuta e passou por todo este processo. Neste post também explico como a validação de diplomas funciona. 

Idioma holandês 

Na Holanda se fala holandês. Apesar do inglês ser comum em grandes cidades, o idioma oficial é o holandês, uma língua de origem germânica com dificil pronúncia. Dificil mas não impossível! E aprender holandês pode te abrir muitas oportunidades de trabalho e facilitar sua adaptação ao país. Baixe aqui gratuitamente o mini ebook que eu preparei com 5 dicas para aprender holandês. 

Se quiser saber mais sobre a vida na Holanda, não deixe de ler o ebook Morar na Holanda, um guia prático com tudo o que você precisa saber para morar aqui.