31/01/2018

Por

Ana

Eu sempre gostei de viajar, lembro com muito carinho das férias em família no Brasil quando meus pais enchiam o carro com malas, sacolas e filhas sentido casa dos avós. O destino nem importava muito, tampouco tínhamos muita grana para explorar o mundo, mas viajamos muito país afora. Íamos nem que fosse para a casa de um parente, para dormir no colchão no chão da sala. Amontoados e felizes.

Meus pais amam uma estrada e graças a eles eu conheço um bom pedaço do Brasil. A sensação de cair na estrada me faz bem, me dá liberdade e me mantém curiosa – acho que é por isso que não consigo dormir em carro, avião ou trem. Não quero perder um minuto sequer da jornada.

Desde que as crianças nasceram seguimos viajando, já fui sozinha ao Brasil com bebês de colo. O fato de morar longe encaro como um incentivo, uma oportunidade de mostrar o mundo para meus filhos. Não penso nas dificuldades e sim nas oportunidades, e toda viagem que fazemos guardo com carinho na memória. Talvez eles não se lembrem no futuro de terem visitado uma cidade com a gente, mas nós certamente nunca iremos esquecer de ter passado momentos especiais com nossos filhos nesses lugares.

Como programamos as ferias em família

Antes das crianças frequentarem a escola tínhamos liberdade para viajar em qualquer época do ano. A escola é obrigatória a partir dos 5 anos de idade na Holanda, eles começam a frequentar aos 4 anos mas o primeiro ano é facultativo. Atualmente estamos presos ao calendário escolar holandês e apenas saímos durante o período determinado pela escola. As escolas aliás são bem rígidas neste aspecto, podendo até aplicar uma multa para crianças que faltam sem motivo especifico.

Feriados são escassos na Holanda, a maioria deles fica conglomerado no meses de abril e maio. Ou seja, viajar com crianças significa sair de casa em alta temporada! Apesar das muitas ofertas de ultima hora nós normalmente planejamos nossas ferias com bastante antecedência. Flexibilidade com três crianças pequenas não é nosso forte. Eu acho até patético mas nós reservamos o hotel onde esquiamos em família com um ano de antecedência. Fazemos o check-out e uma nova reserva simultaneamente. É uma maneira de garantir uma vaga por um preço amigo.

Nós não estamos livres em todas as férias escolares – contei neste post aqui como o esquema holandês funciona – mas até que conseguimos viajar bastante. Fevereiro é época de esquiar, em maio gostamos de ir ao Brasil, durante o verão tiramos umas semaninhas ao sol e no natal ficamos com a família holandesa-brasileira. Aqui e ali saímos um final de semana sozinhos e viajamos com amigos, fora as viagens à trabalho. Temos a vantagem de ter estradas maravilhosas, de fazer fronteira com Alemanha, França e Bélgica e de estar a uma hora de voo de várias capitais europeias como Londres, Paris e Copenhagen.

Para escrever este texto pensei (e revi) alguns posts e fotos do ano passado e acabei fazendo uma pequena retrospectiva – ainda é janeiro, vai. 2017 foi sem duvidas um ano repleto de boas viagens, espero que 2018 seja tão bom quanto!

Porto e Lisboa, Portugal

Começamos o ano de 2017 em Portugal, um pais que queria muito conhecer. Passamos 10 dias com nossa família brasileira e foi maravilhoso. Companhia ótima e um destino perfeito: gente simpática, comida e vinhos bons e muitos lugares lindos para conhecer. Eu me apaixonei por Portugal!

Pode vir 2017!

Vem 2017, do ladinho da Torre de Belém

Mittelberg, Austria

Uma das coisas que aprendi depois de velha e que mais amo na vida: esquiar. Adoro o contato com a natureza, passar o dia todo do lado de fora de casa em pleno inverno. Fora a lindeza que é a neve. A paisagem é deslumbrante. Meu marido esquia desde criança e quer passar esta experiência aos filhos. Em fevereiro fomos esquiar com os pequenos e uma turma de amigos. Fico impressionada o quanto as crianças aprendem em cada temporada, estão cada vez melhor, mais soltos e sem medo. Muito orgulho!

 

Brasil

Nas ferias de maio fomos ao Brasil, que alegria! Foi a estreia do Rafael em terra tupiniquim que de cara ganhou uma linda festa de aniversario. Fazia dois anos que eu não visitava o país e eu estava morrendo de saudades. O mais especial foi o casamento da minha irmã mais nova. Foi tão lindo estar presente neste momento tão importante da vida dela.

safari do Rafael

viva os noivos!

Budapeste, Hungria

Nem acreditei quando minha manager me convidou para ir a um Summit, um congresso em Budapeste em junho. Nunca havia estado na Hungria e nem sequer pensei para responder “sim, claro que vou”. A viagem foi curtíssima e da cidade eu vi pouco – terei que voltar! Fiquei num hotel maravilhoso, tive dois dias exaustantes de congresso e uma festa inesquecível na Opera de Budapeste. Jantamos em um dos balcões enquanto os cantores se apresentavam. Já disse que foi inesquecível? Foi.

 

Antibes & Cannes, Cote d’azur, França

Uma vez ao ano, há anos, eu tiro uns dias para viajar cazamigas. É um “trato” que tenho com o marido. Ele viaja uma semana cozamigos e eu faço o mesmo com a minha turma. Faz bem para mim, para ele e para o nosso relacionamento, acredite. Ano passado fomos para o sul da França. Nunca havia estado na Cote d’ azur e amei – bobinha, eu. Achei bem diferente das praias espanholas (eu tenho anos de experiência nas ilhas Baleares), o povo é chique, os restaurantes refinados (e caros) e tudo parece ser mais deslumbrante e decadente. Super recomendo com as amigas! Haha.

 

Islândia

Um dos lugares mais incríveis que conheci. Uma natureza indescritível: paisagens lunares, cheiro de enxofre, cachoeiras exuberantes e gêiseres em erupção. Estou devendo o post da viagem – sorry! – mas conhecer este país com meus pais, irmã, cunhado, sobrinho e filhos foi uma das coisas mais maravilhosas que fiz na vida. Visitamos a Islândia em julho, em pleno verão, demos sorte com o tempo: sol e temperatura delicia entre 10 e 16 graus. O post está escrito em modo analógico – leia-se no caderninho onde eu anoto a vida – aqui uma palhinha das fotos.

 

Algarve, Portugal

Não disse que amei Portugal? Gostei tanto que voltamos no verão, em Agosto, para conhecer a região do Algarve. Ficamos em Lagos em um resort super gostoso e perfeito para famílias com crianças. Minha sogra nos acompanhou na viagem e nos encontramos com amigos holandeses que também estavam passando ferias por lá. As praias são lindas, o povo muito receptivo e a culinária deliciosa. Voltaria hoje mesmo.

meus gringuinhos na terrinha

Dusseldorf, Alemanha

Uma amiga querida decidiu comemorar seu aniversario em setembro em Dusseldorf. Eu tive que participar da festa. A cidade alemã é linda, bem elegante, e fica a duas horas de carro ou trem de Amsterdam. Super fácil de chegar. Foi um final de semana delicioso entre amigas. Demos muitas risadas, tomamos nossos drinks e terminamos a noite na pixxxta de uma balada alemã. Um daqueles finais de semana que precisam ser repetidos com mais frequência <3

foto sem cortes, estilo “a vida como ela é” incluindo as sacolas de shopping

Dublin, Irlanda

Foi praticamente um bate e volta, uma viagem de dois dias à trabalho mas foi muito legal. Minha primeira vez na Irlanda: cheguei em pleno Halloween, trabalhei e ainda consegui rever uma amiga querida para um drink vapt vupt. Valeu!

 

Paris, França

Ahhh Paris! Em novembro participei do IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros na cidade luz. Foi uma delicia viajar sozinha, passear por esta cidade encantadora e conhecer e reencontrar gente querida.

se achany a blogueyra

Alpendorf, Austria

Minha irmã do meio veio passar o final do ano com a gente. Foi super gostoso ter família em casa no natal, curtimos muito Amsterdam, passeamos por algumas cidades Holandesas e depois pegamos a estrada sentido Austria para começar 2018 na neve! Fomos esquiar com a família toda e foi super divertido. As crianças amaram ter o primo por perto. Ficamos em um hotel bem gostoso na região de Salzburgo. A comida era ótima (engordeeeeeei), tinha duas piscinas e muita neve. Foi uma semana maravilhosa, o ano não poderia ter começado melhor!

Espero ter bons momentos com amigos e família em 2018 como tive no ano passado. Me emocionei um pouco ao rever estas fotos e relembrar estes momentos, me sinto privilegiada por ter uma família tão linda e ter a oportunidade de ver o mundo com eles. Viajar para mim não significa apenas conhecer um novo lugar, para mim é quality time: é não ter obrigação, não ter horário, é poder dar atenção total aos meus filhos, marido, familiares e amigos.

E quais são os seus planos para este ano?